Resultados do Sistema FIERN em 2021 e perspectivas econômicas para 2022 são destaques em reunião da Diretoria

24/02/2022   19h26

 

“O Sistema FIERN apesar de todas as dificuldades e desafios conseguiu concluir 2021 com resultados que demonstram sua capacidade de aprender, superar metas e inovar. Mas é preciso olhar para frente e trabalhar ainda mais”, disse o presidente Amaro Sales de Araújo, durante reunião de Diretora da FIERN realizada, nesta quinta-feira (24), na sede da Casa da Indústria. A avaliação faz referência aos Resultados e Ações de destaque das entidades – FIERN, SESI, SENAI E IEL – que integram o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte, apresentados durante o encontro.

 

A reunião, a primeira de 2022, contou ainda com a palestra “Cenário macroeconômico brasileiro – O que esperar de 2022 e dos próximos anos” apresentada pelo economista-sênior da “Tendências Consultoria”, Silvio Campos Neto.

 

Para Amaro Sales, mesmo em um momento difícil, é preciso debater a economia e suas perspectivas para 2022. “É importante trazer para os empresários da indústria do nosso estado informações sobre o que podem esperar em um ano com tantas nuances como pandemia, quadro eleitoral, entre outros fatores, para que possam melhor se planejar’, disse.

 

 

Durante a palestra, o economista Silvio Campos Neto, mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), pontua que o cenário é bastante desafiador, ainda mais em meio ao evento de guerra com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

Segundo ele, no cenário nacional, o ano de 2022 deve sofre o impacto do quadro eleitoral, da alta da inflação e do desemprego. A previsão que o PIB cresça apenas 0,3% este ano, com melhor desempenho por região no Nordeste, que deve ter o desempenho acima da média nacional, fechando o ano em 0,7%, puxado pelo setor de turismo.

 

Já o setor da indústria deve ser o mais afetado, segundo estimativas mostradas pelo economista.  “O PIB Industrial é o que deve sofrer mais retração. A indústria de transformação sofre com a pressão de custos elevados e falta de insumos”, disse. “Havia uma expectativa de normalização na oferta de insumos em 2021, o que não aconteceu e que perdurar até 2023”, disse.

 

No tocante a produção industrial, a previsão é de recuperação moderada e desafios internos, em meio a aspectos estruturais que prejudicam a competitividade, como a complexidade tributária; qualificação e custo de mão de obra; insegurança jurídica e falta de integração das cadeias globais de produção.

 

 

“No Brasil, a retomada da economia perde fôlego e o cenário para 2022 requer maior cautela, com impactos da elevação da Selic e incerteza eleitoral”, destacou.  A taxa de juros Selic deve ter dois ajustes, em março e maio, de 100e 50 bps, respectivamente, e deve terminar o ano em 12,25%. “Recuo somente no primeiro semestre de 2023”.

 

Entre os principais desafios para os próximos governos, cita ele, estão as reformas tributárias e administrativas.

 

No campo internacional, além da tensão geopolítica, há riscos inflacionários com cadeias globais de suprimento em dificuldade o que afeta a indústria e demais setores, ainda como reflexo da pandemia, o que deve manter os custos elevados e escassez de insumos. “O fenômeno inflacionário é global e deve levar a ajustes de juros”, disse Silvio que é também professor da Faculdade Oswaldo Cruz e com 16 anos de atuação como analista de macroeconomia.

 

Ações de destaque do Sistema FIERN em 2021

Entre as ações de destaque da FIERN ao longo de 2021 apresentadas à diretoria da FIERN, durante a reunião, estão a atuação da Federação no debate sobre a revisão do novo Plano Diretor com o seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, apresentando uma pesquisa de opinião pública que apontou que 87% dos moradores da capital são favoráveis à proposta de revisão do PDN. E a nova marca da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore que homenageou os empresários Álvaro Coutinho da Motta (in memorian), Eduardo Farias, Etelvino Patrício, Francisco Souto Filho e Gabriel Calzavara.

 

 

A apresentação foi feita pelo gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, que mostrou ainda os resultados da Unidade de Economia e Estatística, das Comissões Temáticas da FIERN na defesa de Interesses em diversos setores, como Energias Renováveis, Meio Ambiente, Mineração, Águas Minerais, Salineiro, Micro e Pequenas Empresas e Construção Civil; do Copmpliance, que conquistou o 1º lugar no RN entre as instituições com o selo verde; do Centro Internacional de Negócios, Espaço Empresarial e Câmara de Arbitragem, que conquistou o 1º lugar em número de julgamentos em 2021, com 87 processos, de acordo com o Tribunal Administrativo de Tributos Municipais.

 

Da Unidade de Mercado recebeu ênfase as ações no fortalecimento do atendimento ao cliente, criação de novos produtos e meta superada em +12%. E da Unidade de Comunicação foram ressaltados o aumento da produção jornalística, criação da TV Indústria/FIERN com ativação do estúdio de televisão da FIERN, com distribuição via Youtube e Band Natal. E criação do Programa de TV e podcast Indústria Mais RN, com entrevistas quinzenais.

 

No âmbito do MAIS RN, o Núcleo de Planejamento Estratégico Contínuo operacionalizado pela FIERN aprimorou, em 2021, a metodologia de trabalho criando o “Mais RN em Ação”, voltado para a criação de agendas propositivas, como a Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN e o Plano de vacinação contra a Covid-19 na Indústria Potiguar; articulação com atores externos e busca ativa das demandas empresariais. Além disso, atuou em Acordos de Cooperação Técnica; Estudos e pesquisas direcionados; Criação de plataformas; Monitoramento de dados e informações setoriais

 

SESI

Entre as ações do SESI-RN que foram destacadas estão o programa Ação pela Vida com centros de vacinação em Natal e Mossoró, que alcançou números expressivos como 362.994 doses de vacinas aplicadas, 182.675 pessoas vacinadas, das quais 29.397 são trabalhadores da Indústria. Além de 2.831 empresas atendidas com serviços de Saúde e Segurança na Indústria e, em Educação, 2.773 matrículas realizadas, e a conquista do posto de Centro Nacional de formação de profissionais da educação, um dos seis Estados selecionados e diversos prêmios, como o 1º lugar no concurso de desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTI) e 1º lugar no projeto de pesquisa no Torneio Nacional de Robótica FLL e o 2º lugar geral na Feira Internacional do Ciência Jovem

 

SENAI

Durante o encontro, o SENAI-RN teve como principais resultados apresentados a inauguração do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, referência no Brasil, a realização da maior chamada pública do Brasil para projetos de hidrogênio verde, coordenada pelo ISI-ER; a conquista pelo CTGAS-ER  de certificações inéditas que ampliam, no Brasil, a oferta de treinamentos GWO, para trabalho seguro em parques eólicos; a implantação e expansão de oficinas de costura pelo programa Pró-Sertão; o programa “Emprega Mais” na indústria Guararapes, um dos maiores atendimentos pelo programa no Brasil, entre outras ações de destaque.

 

IEL

Em 2021, o IEL-RN promoveu o Programa Soluções 4.0 que captou 14 empresas investidoras e 23 soluções tecnológicas de startups; firmou contrato com a Neoenergia RN pelo período de 24 meses e retomou a Etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio 2020-21, com 23 inscritos e 10 Projetos Inovadores premiados. O Instituto atendeu a 2.224 Estudantes em Estágio e conquistou o 1º lugar nacional em contratos de consultoria de Gestão Empresarial e Inovação, entre outros pontos destacados na apresentação.