Retomada gradual da economia está prevista para dia 24 com exigências de protocolo de biossegurança

19/06/2020   18h01

A retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte é prevista para o dia 24 de junho, condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Nesta sexta-feira, 19, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial uma portaria com o cronograma para o retorno as atividades econômicas no estado e os protocolos de procedimentos que os estabelecimentos precisarão seguir.  Uma das condições para a retomada gradual é que a ocupação dos leitos de UTI deve estar abaixo de 70%.

Para o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, é preciso retornar. “Estamos em contato com o governo e o Ministério Público para encontrar uma forma de retomar as atividades de forma que possamos assegurar a melhor forma desse retorno. O protocolo que foi publicado é um trabalho de parcerias e estamos procurando dar o melhor andamento”, afirma.

A retomada será feita com base no Plano de Retomada Gradual da Economia do RN, elaborado pela FIERN em parceria com as demais federações do setor produtivo – Fecomércio, Fetronor, Faern -, SEBRAE, AGN e universidades e adotado, posteriormente, pelo governo do estado, e se dará em quatro fases. Serão inicialmente liberadas as atividades que têm maior capacidade de controle de protocolos, que gerem pouca aglomeração e que se encontram economicamente em situação mais crítica. A primeira fase alguns setores considerados prioritários da atividade econômica retomarão o funcionamento, seguindo as orientações sanitárias.

O Plano é considerado completo e foi feito a partir da compilação, adaptada a realidade do Rio Grande do Norte, de planos adotados pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal (DF) e de municípios como Campina Grande e Campinas. O documento traz ações urgentes e de médio e longo prazo, como isolamento social, abertura de novos leitos de UTI, controle de barreiras sanitárias nas vias e divisas do estado, criação de um conjunto de protocolos, ações transversais e de mobilização de agentes comunitários de saúde.

A retomada está condicionada a dois fatores: a ocupação de leitos, públicos e privados, de UTI para Covid-19 do estado, que deve ser de até 70%, para se permitir a abertura, e a taxa de transmissibilidade, que é o quanto uma pessoa pode contaminar outras. Esse valor precisa ser igual ou menor a um. Nesta segunda-feira, 15 de junho, a transmissibilidade é maior que um e a ocupação de UTIs está em 81%. E, para a iniciativa privada, condiciona a adesão e cumprimento aos protocolos de biossegurança específicos para cada segmento e as ações transversais. O Plano traz um conjunto de protocolos que foram submetidos e aprovados pelas federações do setor produtivo, governo, Comitê Científico, Conselhos de profissão e Ministério Público de Trabalho.

PROTOCOLOS

Existe um pacto da iniciativa privada de comprometimento com os protocolos de biossegurança propostos no plano. “Os protocolos estão em evidência nesse contexto de ‘novo normal’ uma vez que o vírus deve circular por bastante tempo até que encontrem uma vacina com eficiência cientificamente comprovada”, observa Pedro Albuquerque.

Desta forma, é preciso tomar medidas para minimizar o contágio. Pelo plano, cada atividade, dentro de sua especificidade, precisa adotar as diretrizes para a disposição e organização de ambientes, ações de limpeza e higiene, entre outros pontos, para diminuir a demanda hospitalar, e atender critérios como espaçamento entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras, lotação máxima do estabelecimento por metro quadrado, disponibilização de álcool gel, controle de sintomas de Covid-19, entre outros.

Os protocolos seguem as regras gerais da OMS, Ministério da Saúde, de órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Publico do Trabalho, e por fim, entidades como o SESI e SEBRAE que estão operacionalizando essas orientações nos ambientes de trabalho.

O SESI-RN vem trabalhando com a disseminação de protocolos e feito, junto com o programa de testagem de Covid-19 na indústria, a orientação técnicas e protocolos no ambiente de trabalho. O SEBRAE lançou o programa Reinicie voltado às micro e pequenas empresas. E a Fecomércio também tem atuado com cursos online e gratuitos em protocolos.

Já o governo atua na abertura de leitos, gerenciamento de leitos de UTI, na compra de insumos e testes de Covid-10 e testagem nas pessoas, transparência de dados, blitz educativa, controle de fronteiras, de aglomerações, entre outras ações.

Para a íntegra da Portaria acesse: http://webdisk.diariooficial.rn.gov.br/Jornal/12020-06-19.pdfa

Jô Lopes – jornalista FIERN

Edição Sara Vasconcelos – jornalista FIERN