Reunião do Conselho do Sebrae/RN apresenta Polo de Energias Renováveis que será instalado no ISI-ER, do Sistema FIERN

19/09/2022   18h23

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, os diretores Roberto Serquiz e Heyder Dantas e os vice-presidentes Vilmar Pereira e Silvio Bezerra participaram, nesta segunda (19), da 4ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RN, realizada na sede da instituição, em Natal. Na ocasião, foi apresentado o Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis, que será instalado no Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em outubro, e pretende se tornar referência no país na geração de conexões e negócios do setor junto às micro e pequenas empresas.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio, o Polo para aceleração de negócios busca convergir as ações relacionadas a energias limpas em um ambiente físico e digital e “não será somente do Sebrae, mas uma referência para todo o país”. A gerente da unidade de Desenvolvimento Setorial, Lorena Roosevelt, foi a responsável por apresentar como funcionará o polo, enfatizando a parceria permanente com o SENAI/RN, o ISI-ER e o CTGÁS-ER. O diretor regional do SENAI, além do ISI e CTGÁS, Rodrigo Mello, também esteve presente na reunião.

“Tudo o que estamos vivenciando hoje de transformação passa pela energia, e aqui no RN temos o diferencial de poder produzir e exportar essa energia. O Polo virá para compartilhar conhecimento e gerar conexões e negócios, se instalando onde já está o ensino e a pesquisa”, explicou Lorena Roosevelt, detalhando o plano de funcionamento.

O presidente Amaro Sales destacou a importância do Polo e o momento que o Rio Grande do Norte vive como referência no setor de energias renováveis. “O RN está passando a ter um destaque mundial. As grandes companhias mundiais de energia já colocam nosso estado como referência e já mantêm parcerias com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, estão dentro do ISI-ER. Agora o Sebrae, que é um grande parceiro do Sistema FIERN, chega para trazer também o pequeno empresário para perto”, ressaltou.

Amaro Sales afirmou que se o RN já contasse com a geração de hidrogênio verde, não faltariam clientes para essa energia. “Está sendo realizado um trabalho exatamente para que tenhamos todas as condições para gerar essa energia, em breve, para o Brasil e para o mundo”, disse, acrescentando que já passou pela aprovação do Ministério da Educação a primeira instituição de ensino superior ligada ao setor no país, a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), que fará parte do HUB de Inovação e Tecnologia (HIT) do Sistema FIERN.

Já o diretor primeiro-tesoureiro da FIERN e integrante do CDE, Roberto Serquiz, destacou a importância da aprovação das legislações estaduais das áreas de energia solar, energia eólica e hidrogênio verde para que o Rio Grande do Norte ofereça maior segurança jurídica para os investidores nessas áreas.

“É preciso se avançar nesse quesito, pois o trâmite de aprovação dessas legislações tem sido demorado”, mencionou Roberto Serquiz. O presidente do CDE, Itamar Manso, acatou proposta do superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo de que fosse encaminhada uma nota do conselho à Procuradoria Geral do Estado (PGE) pedindo celeridade na análise desses assuntos.

Na reunião do CDE do Sebrae/RN também foram apresentados os eventos Feira do Empreendedor e Sala do Empreendedor, que chegará aos 167 municípios do RN, como parte do projeto Município Mais Empreendedor. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e vice-presidente da FIERN, Sílvio Torquato, fez uma exposição sobre o Porto Indústria, que está em análise técnica, na fase de desenvolvimento do Plano Estratégico de Operacionalização. “Esse porto irá abranger atividades como mineração, indústria eólica, hidrogênio verde, indústria de fertilizantes, cloroquímica, de processamento da pesca e de frutos do mar”, mencionou.