Reunião do NAGI apresenta portfólio atualizado da FINEP e aplicativo ReciclaJá

25/04/2019   16h47

O Núcleo de Apoio a Gestão e Inovação, formado por representantes entidades do Sistema FIERN e das universidades do RN (UFRN, UERN, IFRN) se reuniram na manhã desta quinta-feira (25), no Sebrae, para discutir pautas sobre o desenvolvimento tecnológico das micro e pequenas empresas do estado. Dentre os assuntos foi explanado o Projeto do Parque Tecnológico e o lançamento do aplicativo Recicla Já, bem como os resultados do Convênio CNI SEBRAE juntamente com a atualização do portfólio FINEP ministrada pelo Analista de Fomento do Departamento Regional do Nordeste, Ronaldo Bravo de Araújo.

O NAGI é um fórum que engloba todas as ICTS do RN (Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, junto com órgãos da esfera municipal e estadual governamental e representantes da iniciativa privada. De acordo com a Gestora do NAGI, Susie Alves de Macedo a temática foco é a inovação. Para ela inovar é o diferencial na evolução das empresas. “O grande marco são ações para inovar, otimizar esses esforços para as empresas melhorar sua competitividade e produtividade, ampliando seu mix de produtos, aumentando seu mercado”, comenta Susie sobre a importância de dialogar sobre  a inovação nas empresas.

O investimento em startups inovadores aumenta as chances de construir uma carreira bem-sucedida aos negócios. O Analista Ronaldo Bravo apresentou um programa da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que investe nessas empresas buscando dar um feedback das formas de apoio desta para a criatividade e as novas invenções. O CenTelha, TecNova, FINEP Startup são alguns dos programas de apoio mencionados.

“Na visão da FINEP o investimento em inovação é fundamental, então ela apoia desde a fase da ideação da empresa até o lançamento do produto no mercado. Procuramos ajudar em todo esse crescimento porque hoje não há como evoluir no mercado, se não pensarmos fora da caixa,” disse Ronaldo, sobre a visão que se deve ter em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Os projetos em pauta agregam de forma efetiva para impulsionar a questão da inovação. O Parque tecnológico do RN estimula a sinergia entre ciências tecnologias e empreendedorismo, uma ação empreendida com a liderança do governo do estado e com o suporte da Federação das Indústrias do RN, do SEBRAE e outros autores.

O Recicla Já é um aplicativo desenvolvido pelo Sindicato da Indústria de Reciclagem do RN que já está disponível para Android e IOS. A proposta é que todo o empreendimento que tenha algo que seja descarte possa ser inserido de colocar na plataforma e gerar um negócio, pois nesse meio o que não é aproveitado por uma empresa pode ser insumo para outra. Visando empresas ambientalmente sustentáveis.

Responsável pelo Convênio CNI SEBRAE na FIERN, Susie Alves mostrou na reunião os resultados do programa.  “Concluímos agora o atendimento a 30 microempresas do RN, dessas 66% são do interior então foi possível desenvolvermos ações de Gestão a inovação também fora da grande Natal, interiorizar o convênio e alcançamos um aumento acima de 15% do grau de maturidade para nessas empresas”, disse.