RN é o 2º lugar entre os estados com equipes selecionadas para o “Desafio SESI de Robótica”

28/08/2020   13h31

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado com mais equipes selecionadas para a fase dois do “Desafio SESI de Robótica Covid-19”. Foram seis equipes classificadas das escolas do SESI do Rio Grande do Norte, enquanto Goiás teve sete selecionadas. Em terceiro, ficou São Paulo com cinco times classificados, a mesma quantidade de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

“Esse desempenho confirma que o trabalho tem sido desenvolvido de forma adequada e com resultados positivos. Houve um desempenho que ficou à frente de estados como São Paulo, que tem uma tradição nesta área de robótica, isso é um estímulo para alunos e professores no Estado”, destaca o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins.

 

 

Ele afirma que as escolas da instituição têm ampliado o uso da robótica como um instrumento para incentivar, no jovem, o interesse pelo conhecimento científico e tecnológico. “O SESI-RN, todo ano, tem ampliado o investimento nesta área de robótica, porque entendemos que isso proporciona ao aluno da nossa rede de ensino uma maior compreensão de áreas como Física e Matemática, relevantes para a indústria. Então, temos incentivado o aluno para que utilizem essa habilidade que a robótica proporciona para ampliar a capacidade e, assim, tenha adesão a conhecimento e disciplinas que são fundamentais para o desenvolvimento da indústria”, diz.

 

 

Ele acrescenta que ao habilitar uma quantidade expressiva na segunda fase do torneio, o que garantiu o segundo lugar no ranking nacional, o SESI-RN confirma que está no rumo certo ao dar atenção à robótica nas suas escolas.

 

 

Ao todo, 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase Desafio SESI de Robótica Covid-19, das quais seis são formadas por alunos do SESI-RN. Agora, os jovens vão detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

 

 

Na etapa final sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral e, ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria.

 

 

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para março de 2021.

 

As equipes selecionadas das escolas do SESI-RN são a Poti (São Gonçalo do Amarante), Minerva (Natal), Cangaçovid (São Gonçalo do Amarante), Eureka (Natal), Sesi Ponto de Ignição (São Gonçalo do Amarante) e Mereki (Natal).

 

As equipes são integradas por estudantes de 9 a 18 anos, que foram convidados a se engajarem na busca de soluções que minimizem os impactos causados pela Covid-19. Para isso, usam a criatividade e a robótica como ferramenta para seus projetos no desafio. Os projetos são desenvolvidos e apresentados em uma plataforma online.