RN tem a melhor arrecadação de ICMS em novembro em cinco anos

9/12/2020   20h07

O Rio Grande do Norte registrou, em novembro, o maior volume do ano na arrecadação mensal do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Foram recolhidos das empresas potiguares do imposto que incide nas operações comerciais R$ 592,8 milhões no mês. Isso representa um crescimento de 12,4% em comparação com outubro, quando o estado recolheu R$ 527,2 milhões desse tributo.

Os dados são da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte, que processou as informações fornecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que é composto por representantes de secretarias de fazenda e tributação de todos os estados brasileiros. O boletim foi divulgado na manhã desta quarta-feira (9).

De acordo com o levantamento, esse foi o melhor novembro dos últimos cinco anos e o volume recolhido do imposto superou em mais de 19% o que o Rio Grande do Norte arrecadou no penúltimo mês de 2019, quando foram recolhidos das empresas que atuam no RN, e em cujas atividades o imposto incide, algo em torno de R$ 497,5 milhões.

A análise do Sebrae traz os números dos valores recolhidos com esse imposto mês a mês e mostra que o Rio Grande do Norte já acumula um total de R$ 5,1 bilhões em 11 meses de 2020. Esse volume, no entanto, é 1,1% menor do que o montante verificado no mesmo intervalo de 2019, quando o estado acumulou R$ 5,2 bilhões.

O levantamento aponta que o crescimento nominal do recolhimento do tributo ente 2016 e 2020 teve alta de cerca de 15% e a inflação medida no período foi de 15,4%, tendo como indexador o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e adotado como parâmetro para mensurar a inflação oficial.

Fonte: Agência Sebrae

Postagem: Jô Lopes – Unicom FIERN