O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, ressaltou a missão da Federação em defender a indústria e destacou a necessidade de tornar o Rio Grande do Norte um estado atrativo para novos negócios, promovendo a geração de riquezas e o progresso social. “A missão da Federação, de defender e promover os interesses da indústria, é o norte a ser seguido por cada um de nós”, pontuou, dirigindo-se aos industriais.
A defesa foi feita durante discurso na solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, na noite desta quinta-feira (14), quando os industriais do Rio Grande do Norte se reuniram
no Versailles Recepções para uma celebração, enaltecendo figuras que desempenharam papéis cruciais no desenvolvimento industrial do estado.
Os agraciados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, Amaro Sales de Araújo, Edésio Teixeira de Lima, Hamilton Mandarino, Fátima Dantas, Marinho Herculano, Roberto Zitelmann, Sandro Peixoto e Zauleide de Queiroz Leite, foram reconhecidos por suas contribuições para a indústria potiguar. O evento ressaltou não apenas suas conquistas individuais, mas também a importância de suas atividades coletivas para o progresso econômico do estado.
Roberto Serquiz, ressaltou o trabalho dos homenageados, além de citar ações das primeiras semanas de sua gestão.
O presidente da FIERN detalhou ainda a história do industrial Walter Byron Dore, personalidade que nomeia a honraria. Um amigo leal do orador e de seu pai, Dore se destacou como uma figura emblemática entre os empreendedores potiguares. “Walter Dore, fundador da ‘Dore Refrigerantes’. Foi ele quem me convidou, em 1992, a me filiar à Federação das Indústrias. Meu amigo e amigo do meu pai. Visitei a fábrica dele ainda de bermuda, aos 11 anos de idade”, detalhou.
Na visão de Roberto Serquiz, a história da Dore Refrigerantes, a fábrica mais antiga do Nordeste, serve como testemunho da resiliência e visão empreendedora de Walter Dore. “Walter Dore é uma marcante representação dos empreendedores potiguares. A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, criada na gestão do Presidente Amaro Sales de Araújo, é uma justa homenagem à memória deste homem, por tudo o que ele representou no empreendedorismo potiguar”, complementou.
Ao receber a Medalha da Ordem do Mérito industrial da Confederação Nacional da Indústria, ele também expressou gratidão pela distinção conferida pela CNI. Serquiz destacou a generosidade de Amaro Sales, atual vice-presidente da CNI, e reafirmou seu compromisso com os princípios de trabalho, transparência, disponibilidade, comprometimento e lealdade na condução da presidência.
“Com a mesma humildade e desejo de servir com que tomamos posse, há 43 dias, recebo esta honraria hoje com responsabilidade renovando os meus compromissos de trabalho, transparência, disponibilidade, comprometimento e lealdade para bem exercer a Presidência do Sistema FIERN”, declarou.
A noite foi encerrada com uma mensagem de gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do evento, destacando a importância da rede de relacionamentos em prol da indústria potiguar e do desenvolvimento econômico sustentável.