Sala de Situação do Petróleo e Gás apresenta Mais RN Digital para empresas e instituições da cadeia produtiva

22/10/2020   18h11

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em parceria com o Sebrae, Redepetro e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Governo do Estado, realizou, nesta quinta-feira (22), a 1ª Sala de Situação do Petróleo e Gás, no âmbito do MAIS RN. Na abertura o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e Instituto SENAI de Inovação (ISI-ER), Rodrigo Mello fez os cumprimentos em nome do presidente Amaro Sales de Araújo.

“As coisas estão acontecendo de forma rápida, e o RN tem sido a locomotiva dos acontecimentos. Mossoró é a capital do onshore brasileiro, então é aqui que as coisas tinham mesmo que começar. Hoje estamos apresentando uma espécie de inteligência dos dados, as informações do que existem sobre óleo e gás para cada estado, são dados que já existem, mas que foram sintetizados para um ambiente único junto à página do Mais RN”, diz o diretor.

Para o Secretario Executivo da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás Natural (ABPIP), Anabal Santos Júnior, o RN consegue formar frentes institucionais robustas. Ele elogiou a união no Rio Grande do Norte. “Todos os temas que temos discutido com relação à competitividade do estado estão bem encaminhados”, reforça.

Com o objetivo de discutir as oportunidades criadas a partir da venda dos ativos da Petrobras na Bacia Potiguar e tornar o Rio Grande do Norte mais competitivo para a indústria de Petróleo e Gás, a sala de situação reuniu representantes institucionais e das empresas convidadas.  O coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, José Bezerra Marinho diz que a FIERN se soma às outras entidades com alegria e entusiasmo para ouvir todos. “Queremos saber em que podemos melhorar como participantes desse processo é entusiasmo no melhor sentido da palavra, para o trabalho e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, afirma.

Pedro Albuquerque, assessor técnico da Unidade de Economia da FIERN, que atua no Mais RN, explicou que o assunto óleo e gás tratado como destaque, que se trata de um ambiente de informações sobre o setor e conta com a participação de todos. “Petróleo e gás foi à atividade que colocamos em primeiro lugar das áreas estratégicas, como a atividade mais relevante para a retomada e desenvolvimento da indústria potiguar. É uma plataforma para servir de hub de informações para o petróleo e gás no estado, que é o Mais RN Digital”, disse o economista que fez uma apresentação sobre a plataforma.

O encontro foi transmitido pelo aplicativo Microsoft Teams, e estabeleceu uma relação direta com as empresas operadoras de Petróleo e Gás do Estado visando à implementação de um conjunto de iniciativas para tornar o ambiente de negócio do Rio Grande do Norte mais atrativo e competitivo para a indústria de Petróleo e Gás. Na pauta os processos legais para dar maior agilidade ao cronograma da indústria de petróleo e gás, os desafios em relação à infraestrutura, fornecedores e mão de obra e como ampliar a produtividade e eficiência da atividade petrolífera no RN.

Foram convidadas para a reunião as empresas Central Resources, Geopark, Imetame, Ouro Negro, Partex, Perícia Engenharia, Petrogal, Petromais, Petrosynergy, Petrovictory, Phoenix, Potiguar E&P, Petroreconcavo, Starboard, Ubuntu, 3R Petroleum, Sonangol e Perenco. Além dos já citados, a tela da videoconferência registrou: Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, Larissa Dantas (Potigás), Helder Maranhão (FIERN), Antonio Batista – Vita Digital, Wellington Mesquita, Aurélio Amaral, Augusto Klaus, Lorena (Sebrae), Gilson Silva, Leonam Medeiros – Phoenix Oleio e Gás, Nilson – Hawks, Paulo Miranda, Zeca Melo (Sebrae), Jaqueline – SET RN, Gutemberg Dias, Vitor Azevedo, e Criste Jones – Servindu, entre outros participantes e convidados.

Por Jô Lopes – Unicom FIERN