Santa Missa de Nossa Senhora da Apresentação será dia 1º na Casa da Indústria

22/10/2019   14h21

 

A Santa Missa em homenagem à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, será realizada dia 1º de novembro, às 10 horas, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria.  Todos os colaboradores foram convidados pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

 

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá.

 

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.

 

A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.

 

Jô Lopes – repórter do Portal da FIERN e Revista da Indústria