#SavetheDate: Sexta-feira, 22, tem Torneio SESI de Robótica FLL e FTC na Escola SESI de SGA

19/04/2022   11h54

 

Nesta sexta-feira (22), o Serviço Social da Indústria (SESI-RN) vai sediar a etapa regional do Torneio de Robótica da temporada 2021-2022 das competições FIRST LEGO League Challenge (FLL) e uma seletiva FIRST Tech Challenge (FTC). O torneio com equipes do Rio Grande do Norte e Paraíba acontece na SESI Escola São Gonçalo do Amarante, das 8 às 18 horas, e é aberto ao público interessado em inovação, ciência e tecnologia.

 

De acordo com a gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina, o Torneio de Robótica desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada. Essa é a temporada Cargo Connect – nome do FIRST LEGO Tema da liga para 2021-2022 do torneio -, que tem a finalidade de ensinar as crianças sobre como a carga é transportada do fabricante, classificada, e entregue nos destinos.

 

“No torneio os alunos competidores utilizam o sistema LEGO, uma linha específica para a área de Educação Tecnológica. Sua utilização baseia-se no aprendizado lúdico, cuja função didática aborda a prática de conteúdos da área de tecnologia”, explica.

 

Os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica. As atividades realizadas com o kit, possibilita aos estudantes o desenvolvimento da capacidade psicomotora e o mais importante, o raciocínio lógico. Instituições de ensino tecnológico, entre as quais se destaca o SESI, utilizam o LEGO como um importante aparato para desenvolver as habilidades técnicas dos alunos.

 

Soluções Inovadoras
Durante a competição, cada equipe precisa apresentar um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema, além de planejar, projetar e construir robôs com peças Lego. Esse mesmo robozinho terá de cumprir missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio. E, finalmente, cada grupo de estudantes precisa mostrar que sabe trabalhar em equipe. É assim que os times são avaliados.

 

As competições de robótica FLL e FTC são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST).

 

Esta etapa regional do Torneio SESI de Robótica vai classificar os melhores colocados para a fase nacional, programada para os dias 27, 28 e 29 de maio, em São Paulo/SP.

 

Venha conhecer
O coordenador do Torneio SESI de Robótica no RN, Anderson Vieira, convida toda a comunidade de robótica e tecnologia do estado do Rio Grande do Norte a prestigiar o maior torneio de robótica do mundo, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League.

 

“Nesse dia vamos celebrar a ciência e a tecnologia dentro da escola, os fortes da mente. E todos os pais, alunos, colaboradores, todos estão convidados a virem à SESI Escola São Gonçalo do Amarante para ver, na prática, problemas do mundo real sendo resolvidos com protagonismo por alunos o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São projetos científicos, iniciação já na educação básica, robôs competindo, codificação, gameficação, letramento digital, tudo isso quem vier ao torneio vai poder presenciar”.

 

Outras categorias de robótica com a F1 Schools, a FRC, e a FTC estarão expostas na escola para que as pessoas possam visualizar os robôs dessas outras competições, e também interagir com os robôs. “Vai ser um dia de muita festa, muita alegria e muito divertimento para todas essas equipes, venham todos participar e prestigiar esse torneio aqui na SESI Escola”, destaca Anderson.

 

Serviço
Torneio SESI de Robótica – FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC)
Data: 22 de abril de 2022
Horário: 8 às 18 horas
Local: SESI Escola SGA – Av. Bacharel Tomaz Landim, 351 – Igapó, São Gonçalo do Amarante

 

Foto: Banco de Imagem CNI