Semana Pedagógica da SESI Escola realiza formação continuada e planejamento para o ano letivo

27/01/2022   18h14

 

Com o objetivo de promover a formação continuada da equipe docente e de construir o calendário escolar anual, a SESI Escola realiza, até a próxima segunda-feira (31), a Semana Pedagógica com a participação de professores, psicólogos, supervisores, diretores das unidades, gerente de educação e assessores das ferramentas educacionais adotadas pela rede SESI de ensino das unidades Natal, São Gonçalo, Mossoró e Macau. No dia 1º de fevereiro tem início o ano letivo.

 

A gerente de Educação da SESI Escola, Karenine Medina, afirmou que a Semana é organizada prevendo nos dias letivos a participação em olimpíadas, torneios de robótica, feiras científicas, mostra artístico-cultural, simulados e aulões preparatórios para o ENEM. “É realizada em janeiro, antes do início das aulas; e em julho, período em que os alunos estão de recesso escolar”, disse.

 

 

Estão à frente da Semana profissionais como o supervisor pedagógico, que media as discussões sobre resultados alcançados no ano letivo anterior, organiza o calendário de participação em eventos conforme as necessidades bimestrais. “Além desse profissional, há os diretores de unidade e a gerente de educação que expõem as metas educacionais para o ano letivo atual; a psicóloga que orienta quanto às melhores estratégias para atender o alunado, e os assessores das ferramentas educacionais SOMOS, CODER Z, LETRUS, GEEKIE, responsáveis pela capacitação continuada dos professores e supervisores”, informou.

 

“Além desse evento, estão sendo realizados os planejamentos pedagógicos para sistematizar a rotina escolar e de sala de aula, assim como para permitir a formação continuada do corpo docente”, acrescentou.

 

 

Ela explicou que com a ampliação do número de alunos na SESI Escola São Gonçalo e a parceria criada com o Instituto Riachuelo, que concedeu 100 bolsas de estudos aos filhos dos industriários da empresa Guararapes, essa unidade contará com turmas do 6º ano do fundamental a 2ª série do ensino médio.

 

Karenine Medina esclareceu que, com a implementação gradual do Novo Ensino Médio que se iniciará em 2022 e se consolidará em 2024, as SESI Escola São Gonçalo e Mossoró terão turmas de 1ª série nos turnos matutino e vespertino. “É preciso acrescentar que, desde 2019, a Rede SESI de ensino do Rio Grande do Norte, de forma pioneira no estado, implantou o Novo Ensino Médio na unidade de Natal. No final de 2021 foram formadas duas turmas: eletrotécnica e rede de computadores; e em 2022 se formarão outras duas: jogos digitais e informática para internet”, concluiu.