SENAI apresenta novos talentos da moda potiguar em desfile na Pinacoteca do RN, neste sábado (23)

21/04/2022   08h32

 

Novos talentos da moda formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) serão o foco de desfile que  acontece neste sábado, (23), a partir das 14 horas, no Salão Nobre do Palácio Potengi (Pinacoteca). O evento, restrito para convidados, é promovido em parceria com a Fundação José Augusto, e vai apresentar os looks dos projetos desenvolvidos pelos alunos concluintes do Curso da Turma de Estilo do SENAI-Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta (SENAI Lab Moda).

 

A coleção desenvolvida e assinada pelos estudantes do SENAI Lab Moda é inspirada nos artistas brasileiros que têm ou tiveram trabalhos expostos na Pinacoteca. Os projetos foram orientados pela estilista e instrutora do SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira, e executados pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

 

Segundo Jéssica Cerejeira, as coleções foram desenvolvidas dentro de marcas próprias criadas pelos concluintes, como parte do trabalho de conclusão de curso (TCC). “Um dos requisitos do projeto era realizar uma análise de mercado e posicionamento de marca, identidade visual da marca, público-alvo, concorrentes. Então, eles já saem do curso com um projeto de marca própria em mãos para tirar do papel. Alguns deles, antes mesmo de acabar o curso, já implementaram suas marcas”, explicou.

 

“Nesta semana que antecede o desfile foram realizadas várias visitas à Pinacoteca para conferir tudo junto com a comissão de formatura. Tivemos o ensaio das modelos na passarela, a correria dos últimos detalhes para que no dia tudo funcione bem. Os alunos com ansiedade a mil. Alguns nos ajustes das última peças, vendo também o que podem incluir de elementos no style, assessórios, adereços, calçados”, acrescenta Jéssica Cerejeira.

 

As peças e coleções desenvolvida pela nova turma de estilistas do SENAI homenageiam artistas, inclusive nomes potiguares como Newton Navarro e Dorian Gray Caldas.

 

Entre os projetos apresentados pelos alunos, no sábado, um traz o tema “Abra os caminhos para Tarsila” do estilista Sulivan Felipe, inspirada na artista Tarsila do Amaral. A Pinacoteca do Estado este ano comemora a Semana da Arte Moderna de 1922, que completa 100 anos.

 

Além de Tarsila, as produções destacam o “Casario” da estilista Lissa Bernardino, inspirada no artista Alfredo Volpi; “In Movement” da estilista Maria Alice, inspirada no artista Abraham Palatnik; “Essence” da estilista Régia Sales, inspirada na artista Maria do Santíssimo; “Newton Navarro do Norte” da estilista Leidiane Santos, inspirada no artista Newton Navarro; “Cores do Mangue” da estilista Suzana Maria, inspirada na artista Zaira Caldas; “Cabeça de Mulher” da estilista Kadydja Araújo, inspirada no artista Cícero Dias; “Conhecimento e Dignidade” da estilista Cristiane Parpinelli, inspirada no artista Jaider Esbell; “Abra os caminhos para Tarsila” do estilista Sulivan Felipe, inspirada na artista Tarsila do Amaral; e “Bossa de Dorian” do estilista Thales Henrique, inspirada no artista Dorian Gray Caldas.

 

SENAI Lab Moda

O SENAI Lab Moda é um espaço do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta, unidade do SENAI-RN, localizada em Natal. O LAB Moda oferece Espaço Maker que dispõe de Coworking, o Ateliê de Produção, a Materioteca, Provador e a Vitrine, com área permanente para exposições sazonais de peças elaboradas por alunos e ex-alunos de Moda do SENAI.

 

Semana da Arte Moderna

O modernismo foi um movimento artístico e cultural de grande importância para o Brasil. Em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, intelectuais e artistas ligados a elite cafeicultora paulista se reuniram para apresentar uma arte que tinha como objetivo romper com os padrões artísticos vigentes até então. O evento ficou conhecido como “Semana da Arte Moderna”.

 

Serviço

Desfile da turma concluinte de Estilo 2021 – SENAI Lab Moda

Dia 23/04 (sábado) às 14h, na Pinacoteca do Rio Grande do Norte (Salão Nobre do Palácio Potengi).

Entrada é restrita para convidados.

Para acesso ao evento, será necessário apresentar o cartão de vacinação com pelo menos duas doses da vacina contra Covid 19, já o uso de máscaras será opcional.