SENAI e Sebrae realizam projeto Inova Moda Digital no Rio Grande do Norte

16/03/2022   12h04

 

O Projeto Inova Moda Digital 2022-2023, resultado de um convênio celebrado em âmbito nacional entre o Sebrae e SENAI CETIQT, inicia em abril suas ações no estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa terá três fases de atuação e visa oferecer atendimento às empresas do segmento de moda e confecções em todo território potiguar para ampliar competitividade. Para isso, consultores passam por treinamento.

 

“O SENAI CETICT já começou o treinamento dos consultores para as ações que são todas gratuitas, com foco no aumento da produtividade da etapa de desenvolvimento de produto, ou da linha de fabricação e produção”, explica a interlocutora do projeto no SENAI-RN, Chayene Gomes.

 

O SENAI-RN, junto com o Sebrae, está mapeando as empresas que podem ter aderência ao projeto. Depois do mapeamento, explica ela, será feito contato com as empresas oferecendo os serviços. “Com o projeto vamos auxiliar as empresas no desenvolvimento de coleções de moda e no aumento da produtividade dos seus processos, fortalecendo o setor de moda e confecções do estado e favorecendo sua visibilidade”.

 

 

O projeto é nacional e acontece simultaneamente em todo Brasil. Dele vai resultar a pesquisa e desenvolvimento de um Caderno de Tendência de Moda, que é uma das fases do Inova Moda Digital.

 

“Será um caderno nacional – um para primavera verão e um para outono-inverno – que será disponibilizado para todos os participantes e interessados na versão digital. O caderno terá tendências de acordo com calendário da moda”, diz a interlocutora.

 

Além desta fase, o projeto prevê outras como lançamentos nacionais e regionais dos Cadernos de Tendências de Moda (Primavera/Verão – Outono/Inverno), com palestras semestrais para apresentação de macrotendências em diferentes Estados do país; e consultorias em Lean Design e Lean Manufacturing – etapas on-line e presencial, para os processos de desenvolvimento ou processos produtivos.

 

De acordo com o SENAI, está previsto como meta, para as consultorias, auxiliar as empresas no desenvolvimento de cinco novos produtos por empresa, que serão escolhidos de acordo com as necessidades de demanda de cada uma. “A empresa que dirá que produtos ela quer desenvolver. Essas consultorias serão gratuitas e esperamos despertar a cultura ‘lean’ nas empresas”, informa Chayene Gomes.

 

 

As ações de consultorias estão direcionadas para as micro e empresas da área de confecção do vestuário e moda (CNAE 14 e 15), de forma gratuita, com foco no aumento da produtividade da etapa de desenvolvimento de produto ou da linha de fabricação e produção.

 

“O atual convênio, com previsão de atendimento por um ano, tem como foco o aumento da produtividade das indústrias de confecções e moda, através de ações híbridas de consultorias em Lean Design e Lean Manufacturing, individuais e coletivas”, explica.

 

No Rio Grande do Norte, duas unidades do SENAI com atuação na área de moda e vestuário estão envolvidas no Projeto Inova Moda Digital, o Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra (SENAI-CETAB), em Santa Cruz, e o Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta (SENAI-CETCM), localizado em Natal. “As duas unidades que vão desenvolver as ações do projeto aqui no estado”.

 

Os materiais construídos pelo time de consultores especialistas do SENAI CETQIT serão disponibilizados e poderão ser acessados para download pelos participantes do projeto e pessoas interessadas em moda, além de newsletters e conteúdos sobre tendências para o desenvolvimento de coleções.

 

 

Plataforma digital

 

O projeto conta com plataforma de informações, que já está disponível para quem desejar acessar. Nela contém artigos, informações, inovações e direcionamentos da indústria 4.0. A plataforma é um canal inovador voltado exclusivamente para o setor de moda.

 

Para conhecer os interessados podem acessar o link: https://inovamodadigital.com.br/