SESI e SENAI formam 128 novos profissionais em Mossoró

18/04/2019   08h20

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 17, a solenidade certificação e diplomação dos 128 alunos dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN) e do Serviço Social da Indústria (SESI/RN), da unidade de Mossoró.

Foram entregues ao mercado de trabalho novos profissionais nas áreas técnicas de petróleo e gás, logística, mecânica, assistente administrativo industrial, eletrotécnica e automação industrial formados através do EBEP – Programa de Educação Básica e Profissional.

O juramento foi prestado pela a aluna Maely Yara Tenório Soares. O requerimento da concessão da certificação e diplomação de conclusão foi feito pelo aluno Jefferson Rodrigo de Oliveira Lima.

Já o discurso foi proferido pelo formando Paulo Ricardo Gurgel do Rêgo. “É com alegria que estamos aqui para celebrar a nossa conquista. Neste momento é um sentimento de missão cumprida e estamos prontos para encarar o desafio que nos aguarda no mercado de trabalho. Em sala de aula aprendemos e amadurecemos”, avaliou.

O presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI,  Amaro Sales de Aráujo, foi o patrono dos formandos. Em discurso, ele falou do papel das instituições na educação por meio do Sistema FIERN. “O Rio Grande do Norte tem mais de 300 mil pessoas desempregadas. O Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados. Enquanto isso, nós estamos colocando 128 novos profissionais no mercado de trabalho. O Sistema tem que abrir as empresas para que a gente possa empregar vocês porque nós acreditamos em vocês”, garantiu.

O presidente da FIERN lembrou que ninguém pode esperar por governos porque a economia é movida pelo trabalho dos empreendedores. “Nós não podemos esperar pelo Governo. Governo não gera emprego. Quem move esse país são os empreendedores e vocês tem que se orgulhar desse diploma e tenham orgulho dele”, declarou.

Ainda formaram a mesa o superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI/RN), Juliano Martins,  e o diretor do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna – SENAI Mossoró,  Francisco Moreira Maia, que estava representando o diretor regional do SENAI/RN, Emerson da Cunha Batista, paraninfo dos formandos.

Em sua fala Juliano destacou a importância de preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Tenho certeza de que esses alunos que estão aqui se formando entrarão de forma diferente no mercado de trabalho. Há um espaço reservado para cada um de vocês”, frisou.