SENAI Ítalo Bologna e IST Mossoró unificam gestão para posicionamento estratégico de excelência

23/09/2022   10h49

Buscando otimizar os processos e potencializar as operações do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró, a Diretoria Regional do SENAI no Rio Grande do Norte unificou a gestão das unidades, que passam a ser geridas pelo diretor Emery Costa. A medida posiciona estrategicamente o IST e o CETIB como instituições de excelência em soluções tecnológicas para indústria na educação profissional.

 

Instituto SENAI de Tecnologias, em Mossoró

 

Especializado em Petróleo e Gás, o IST Mossoró é uma unidade moderna para apoiar o crescimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no RN e região. O instituto está preparado para executar com excelência diversos serviços técnicos para grandes, médias, pequenas e microempresas, nas mais variadas atividades industriais. O IST Petróleo e Gás possui equipe especializada, infraestrutura laboratorial de última geração e incentivo ao desenvolvimento de projetos.

 

Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró

 

Já o SENAI CETIB atua na formação e qualificação de profissionais para todos os atores da cadeia de Petróleo e Gás, com diversos cursos em diferentes especialidades, sendo considerado referência mundial na formação de soldadores.

 

Emery avalia que ambas instituições têm um papel fundamental na retomada das atividades do setor de petróleo e gás, após o desinvestimento da Petrobras e a compra de poços da Bacia Potiguar pela iniciativa privada. “O setor de Petróleo & Gás é fundamental para o Estado. Com essa retomada já é evidente aumento da empregabilidade local e a consequente procura de cursos de qualificação e aperfeiçoamento necessários para o setor, além dos serviços técnicos especializados”, afirma.

 

No último mês de julho, o SENAI-RN firmou uma parceria com a 3R Petroleum, uma das principais empresas do setor de petróleo em terra e águas rasas no país, para cooperar em ações de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “Essa parceria vem ratificar a imagem e a importância que o SENAI tem em nosso estado. Fomos procurados por aquela empresa que em pouco tempo se tornou uma das maiores empresas de petróleo da América Latina para firmar essa parceria”, comenta Emery.

 

Emery Costa, diretor do SENAI Mossoró

 

O diretor destaca que tanto o CETIB quanto o IST têm excelência para atender todos os segmentos da indústria no estado. “O CETIB e o IST Mossoró estão aptos para customizar cursos e serviços para atender toda a indústria, em todos os seus segmentos”, ressalta.

 

“Nesse primeiro momento estamos com ações conjuntas para as áreas de ensino e serviços. Para o ensino, estamos com ofertas de mil matriculas para vários cursos gratuitos. Na área de serviços, estamos reavaliando o portfólio de ensaios e consultoria para melhor atender o mercado”, explica Emery.

 

Conheça os cursos do SENAI-RN: https://www.rn.senai.br/matricula-online/