SENAI lança primeira pós-graduação do Brasil em inovação para líderes do setor elétrico

29/11/2021   14h17

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança nesta terça-feira (30) a primeira pós-graduação do Brasil em inovação para líderes do setor elétrico. O curso terá duração de 9 meses e início em março de 2022, com programação EAD e atividades presenciais de imersão previstas no Brasil e no exterior.

 

A MasterClass para divulgação do programa será realizada na plataforma Zoom, a partir das 17h. O formulário de inscrição para participar está disponível online, em: bit.ly/lidereseletrico. As informações de acesso serão enviadas aos inscritos.

 

A programação da live inclui palestras do superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson de Oliveira Gomes, e do diretor executivo do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT/SENAI), Sergio Motta. Eles abordarão o tema-chave da pós-graduação: a inovação no setor elétrico.

 

O curso
O curso de Pós-graduação em Inovação para Líderes do Setor Elétrico terá 30 vagas na primeira turma e um módulo opcional no exterior, por adesão, contemplando uma missão na China para visitas a instituições de ciência, tecnologia e indústrias com o apoio da China Three Gorges Corporation (CTG), uma das líderes mundiais em geração de energia limpa. A CTG Brasil é apoiadora institucional da iniciativa.

 

“Apoiar esse projeto é uma forma de estimular ainda mais a inovação aberta, proporcionando um ambiente colaborativo, de troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento e capacitação de líderes para um setor elétrico mais inovador”, reforça Silvio Scucuglia, diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial da CTG Brasil.

 

O público-alvo do curso é a alta liderança de empresas do setor elétrico que atuam em segmentos como geração, transmissão, distribuição, fabricação de equipamentos e consultorias, além de concessionárias e associações representativas.

 

“Nós criamos um programa de formação para líderes com uma proposta que, no país, ainda não existia para o setor elétrico”, observa Márcia Castoldi, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química e engenharia de produção do CETIQT, unidade do SENAI que está à frente da iniciativa.

 

“Essa é uma pós-graduação que foca na inovação e no trabalho em rede, áreas em que o SENAI já tem grande expertise com os ISI”, acrescenta, fazendo menção aos Institutos SENAI de Inovação – maior rede privada do Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco na indústria.

 

No Brasil, a programação presencial será realizada em cinco dos 26 Institutos SENAI de Inovação, incluindo o ISI Energias Renováveis (ISI-ER), do Rio Grande do Norte, o ISI Biossintéticos e Fibras, do Rio de Janeiro, o ISI Manufatura Avançada e Microfabricação, de São Paulo, o ISI Biomassa, de Mato Grosso do Sul, o ISI Processamento a Laser e o ISI Sistemas de Manufatura, de Santa Catarina.

 

O conteúdo que será estudado foi construído em conjunto com esses Institutos, explica o mentor da pós-graduação, Prof. Dr. Fernando Campagnoli. “A inovação”, diz ele, “é uma nova cultura em formação no setor elétrico, pois os produtos de inovação atualmente são consumidos pelas empresas no campo dos fornecedores e dos fabricantes”.

 

Fontes renováveis como alavanca do processo produtivo serão um dos módulos

 

Impacto
“O que nós estamos propondo com o curso é que as lideranças dessas empresas passem a ser internamente também produtoras e gestoras de inovação”, frisa Campagnoli. “E qual o impacto disso? É gigantesco, porque na medida em que as empresas passam a construir os seus próprios portfólios de inovação, elas começam a desenvolver inovação internamente e em parceria com a indústria nacional”, afirma, citando benefícios em cadeia também para o consumidor de energia elétrica, com potenciais melhorias de qualidade dos serviços e, em função do desenvolvimento tecnológico, até redução tarifária na conta de luz.

 

O curso está dividido em oito módulos, que discutirão temas como geopolítica e o setor elétrico brasileiro, transição energética e integração com a indústria 4.0, fontes renováveis como alavanca do processo produtivo, oportunidades na comercialização de energia, gestão de dados e ferramentas para desenho do portfólio de inovação. Durante o desenvolvimento dos módulos estão previstas atividades práticas de trabalho em rede e discussões estratégicas para o setor elétrico, com entregas práticas em cada módulo.

 

Serão abordados ainda o que as empresas precisam fazer interna e externamente para mudar a forma de pensar para a inovação e qual estratégia empresarial desenvolverão nesse campo, com interação com a indústria. Campagnoli afirma que o programa do curso antecipa mudanças e desafios com os quais o setor terá de lidar em futuro próximo.

 

Sobre o SENAI e os Institutos SENAI de Inovação
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria em todo o território nacional. Ela tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia. A rede é composta por 26 Institutos, e desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado.

 

Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.