SENAI Moda debate coleção Verão da Riachuelo em parceria com artista plástico João Incerti

5/10/2022   10h43

 

Com a chegada do verão, as cores e as artes estão tomando conta das passarelas em todo mundo, e no Brasil não é diferente. Chegando bem mais perto, aqui no Rio Grande do Norte, o SENAI já aborda o tema através de encontros para bate-papos com profissionais e estudantes de moda.

 

O último aconteceu recentemente e reuniu alunos das turmas de Designer de Moda 2022.1 e 2022.2 do SENAI Lab Moda e empresários de marcas de moda local. Os estudantes puderam debater com as estilistas das Lojas Riachuelo sobre a coleção verão 2023 feita em parceria com o artista plástico João Incerti. A coleção foi tema do encontro.

 

Para falar da coleção, o SENAI-RN trouxe as estilistas Catarina Pessoa, estilista omnichannel; Vivian Pedrozo, estilista do departamento feminino jovem; Gabrielle Barros, assistente de estilo do feminino jovem; e Rayssa Menezes; estilista de desenvolvimento do departamento infantil meninos.

 

De acordo com a estilista e instrutora do SENAI, Jéssica Cerejeira, o evento foi muito proveitoso. “Na oportunidade, todos os que estavam presentes puderam fazer perguntas para as estilistas sobre como foi o processo criativo e de produção da coleção, dentro da maior indústria têxtil da América Latina, a Guararapes Confecções. Foi com certeza, um momento de muita troca e aprendizado”, afirma.

 

 

João Incerti é um jovem artista que já foi aluno do SENAI CETIQT. Ele é amante das cores e dos sentimentos. Sua inspiração vem de todos os tipos de emoções e experiências. Com formas ousadas e intensas ele consegue ilustrar coisas que às vezes não conseguimos descrever exatamente.

 

Para criar esta coleção, Incerti pegou desenhos e esboços preferidos e criou ‘HojeeuVioSol’, com estampas que representam alto-astral e felicidade que irradia.

 

“Não sei como descrever minha arte, mas as pessoas a descrevem assim: alegre, espiritual, folk, emocional, tropical, alegre, colorida, mística, intensa. Eu apenas concordo com eles”. É assim que se descreve o artista João Incerti em sua página pessoal.

 

Arte e moda sempre estiveram entrelaçadas e conectadas. As duas áreas se influenciam de maneira mais palpável desde o advento dos movimentos modernos. Na década de 1920, por exemplo, Coco Chanel, a mais célebre estilista de todos os tempos, colaborou com Pablo Picasso. Juntos eles trabalharam em figurinos e cenários para o Ballet Russe, de Sergei Diaghilev.

 

Mas nem sempre as colaborações são do artista que vai para a moda, emprestando estampas ou dividindo criações. Muitas vezes os próprios artistas criam moda como arte, inaugurando um campo de atuação muito singular.