SENAI e empresas promovem desafio para estudantes com mais de quinze anos

16/09/2022   09h35

 

Estudantes com mais de 15 anos, do ensino médio, de cursos técnicos, qualificação, aprendizagem e graduação – tecnológica, bacharelado ou licenciatura – têm até o dia 23 de setembro para se inscreverem na edição 2022 do Grand Prix (GP) SENAI de Inovação.

 

Realizado anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o GP é uma corrida de inovação aberta, em que equipes são desafiadas por grandes empresas e têm três dias para apresentar ideias, conceitos de negócios e um protótipo de solução.

 

Assim como na edição anterior, o evento será 100% online e poderão participar alunos de outras instituições de ensino, públicas e privadas, além do SENAI. As equipes, chamadas escuderias, devem ter de dois a cinco integrantes e se inscrever em uma das três categorias:
– Júnior: ensino médio;
– Avançado: cursos técnicos, de qualificação, de aprendizagem e de aperfeiçoamento;
– Sênior: graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura.

ccc

GP tem áreas temáticas e premiação inédita

 

Também é necessário escolher uma das cinco áreas temáticas: alimentos e bebidas, tecnologia da informação, automação, indústria 4.0 e construção civil. Para se inscrever, confira o regulamento e acesse a página do Grand Prix de Inovação.

 

O gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão, destaca que incentivar o empreendedorismo e a inovação é fundamental para gerar novos negócios e empregos no país. “Acreditamos que o Grand Prix SENAI de Inovação é uma iniciativa única no Brasil, e todas as escolas são bem-vindas a fazerem parte desse desafio. O desenvolvimento dessa cultura em nossos estudantes, desde a fase escolar, contribuirá na formação de capital humano, o que é fundamental para apoiar as empresas na implementação contínua da inovação”, afirma Leão.

 

O resultado do GP será divulgado em cerimônia no dia 10 de novembro. As três equipes mais bem colocadas em cada categoria e área temática levam medalhas; o segundo e terceiro lugar recebem SENAI Coins, que podem ser utilizadas em produtos e cursos SENAI; e os primeiros lugares farão uma viagem técnica em 2023 a um ecossistema de inovação, premiação inédita.

 

A edição 2022 ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro, como parte da programação da Semana de Inovação do SENAI. Haverá palestras e sessões para os participantes tirarem dúvidas. No período de aproximadamente 72 horas, os estudantes irão submeter o Business Model Canvas (ou Quadro de modelo de negócios), o pitch (discurso de elevador) e o protótipo, que serão avaliados por uma banca de especialistas.

ccc

SENAI realiza o desafio há nove anos

 

Desde 2013, o Grand Prix SENAI de Inovação permite a vivência prática da metodologia de inovação aberta, combinando colaboração e multidisciplinaridade. Assim, a corrida revela o quanto os jovens estão preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

 

Ao longo do evento, os representantes das empresas, em conjunto com os mentores, orientam as equipes de cada temática. Nesse processo, eles podem identificar não só soluções para seus problemas, como também grandes talentos.

 

Em nove anos, o SENAI já realizou mais de 840 GPs – além do evento nacional, há Grand Prix no âmbito das escolas dos estados –, com mais de 3 mil equipes e 18,5 mil estudantes envolvidos. Foram mais de 7,5 mil ideias apresentadas a 380 empresas, entre aquelas que propuseram os desafios e avaliaram as soluções. No ano passado, o evento contou com a participação da Google, CISCO, AUTODESK e Siemens/PLMX.

 

O GP faz parte da Saga SENAI de Inovação, uma série de ações que aproximam a indústria da educação profissional. Os estudantes passam por todas as etapas de elaboração de projetos e têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e socioemocionais, como liderança e resolução de problemas complexos.