SENAI oferece serviço gratuito de Avaliação de Maturidade Industrial para a Indústria 4.0

20/07/2021   15h24

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece gratuitamente a Avaliação de Maturidade Industrial para a Indústria 4.0. O serviço de autodiagnostico permite que empresas analisem o grau de maturidade, possam identificar em qual estágio se encontram e o que é necessário para maior inserção na chamada Quarta Revolução Industrial.

 

Empresas de todos os portes que buscam maior competitividade, precisam estar atentas a novas tecnologias e podem contar com o apoio do SENAI-RN na fase de implantação. O acesso pode ser feito através do site www.senai40.com.br/

 

O modelo de maturidade industrial proposto pelo SENAI se baseia no modelo desenvolvido pela Academia Alemã de Ciência e Engenharia, a ACATECH.

 

A Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial surgiu em meados de 2010, originária de um projeto na estratégia de alta tecnologia do governo alemão, que visava promover a digitalização da manufatura para estabelecer a Alemanha como um mercado líder e fornecedor de soluções avançadas.

 

A Indústria 4.0 é considerada a grande oportunidade para a indústria nacional ser mais produtiva. E consiste em uma transformação digital da fabricação, alavancada por tecnologias como cloud, big data, analytics, IoT, inteligência artificial, realidade aumentada, exigindo a convergência de tecnologia da informação e tecnologia operacional, robótica, computação cognitiva e processos de fabricação.

 

Tudo com o objetivo de ter fábricas conectadas, fabricação inteligente descentralizada e sistemas de auto otimização. De modo que, por meio de sensores conectados às máquinas, os equipamentos se tornam inteligentes e capazes de tomar ações com base em dados previamente coletados, analisados na nuvem e cruzados.

 

Serviço

Os interessados podem acessar o site www.senai40.com.br/

Informações adicionais com Chayene Gomes, Assessora Técnica do SENAI-RN, no telefone 84 3204-6246.