SENAI oferta, por meio do Emprega Mais, cursos em parceria com o SINDIPAM e Prefeitura de Mossoró

3/12/2021   17h01

O SENAI Ítalo Bologna e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAM/Mossoró) estão ofertando, na segunda maior cidade do estado, o curso de padeiro através do Programa Emprega Mais.  O curso é resultado de uma articulação do Espaço Empresarial da FIERN e o SINDIPAM/Mossoró, por iniciativa do presidente Cesário Melo, com empresas locais para o fornecimento de vouchers para formação de profissionais na área de panificação, conforme regras do programa nacional.

A capacitação está alinhada com indústria de panificação, de acordo com o assessor técnico do SENAI, Everton Benigno. O conteúdo programático foi organizado para atender a todos os conceitos práticos relacionados com a produção de pães, biscoitos, bolos e bolachas.

“A carga horária é diferenciada, com mais de 80% do conteúdo direcionado para atividades práticas, desenvolvidas na unidade móvel de panificação do SENAI-RN, uma das mais modernas do Brasil.  A primeira turma começou em novembro com previsão de término para janeiro de 2022’, explica.

A cidade de Mossoró é a segunda do estado a ser beneficiada com a parceria entre prefeituras, sindicatos e SENAI-RN. “A primeira turma de panificação foi ofertada em Natal/RN, no Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, unidade que oferta cursos e consultorias na área de alimentos e bebidas na capital do estado”, diz.

Em Mossoró, além de alunos indicados pelo próprio sindicato da panificação, a turma também é composta por pessoas selecionadas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude.

Expectativa para 2022

O acordo de cooperação técnica assinado pelo SENAI Nacional e Ministério da Economia estabeleceu uma meta de 4.233 matrículas que serão realizadas pelo programa Emprega Mais, em 2022, só no SENAI do Rio Grande do Norte.

Desse volume, 3.186 vagas são destinadas à trabalhadores da indústria potiguar e outras 1.037 vagas contribuirão para reinserção de desempregados no mercado de trabalho.

Ao todo, serão ofertados no âmbito do programa 631.200 horas de capacitação focadas no ganho de produtividade, o que por consequência, aumentará a capacidade de competividade do setor industrial potiguar.

Programa Emprega Mais

Através de uma união de esforços entre o SENAI e o Ministério da Economia, o Programa Emprega Mais visa promover qualificação e inserção profissional conectadas às demandas do setor produtivo, além de difundir tecnologia e conhecimento para a esfera pública, para a iniciativa privada e para os trabalhadores.