SENAI-RN ajuda a construir “Rota Estratégica – Nova Economia”, da ABDI, em prol da competitividade da indústria

4/07/2022   10h55

 

O diretor do departamento regional do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, foi um dos especialistas convidados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para construir a chamada “Rota Estratégica – Nova Economia 2030”, ferramenta de planejamento com foco na competitividade do setor produtivo.

 

O evento com painéis de discussões e apresentação de estudos para elaboração do documento foi realizado nesta quinta-feira (30) na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

 

Mello participou como um dos representantes da região Nordeste, junto com especialistas do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da academia. Especialistas de outras duas macrorregiões econômicas definidas para o projeto, a Norte e a Centro-Sul, também deverão colaborar com a iniciativa.

 

“As discussões travadas no evento vão resultar na publicação de um documento estratégico para a indústria brasileira com diretrizes, barreiras a serem superadas e ações com uma visão bem capilar, de diferentes instituições, setores e unidades da federação”, disse o diretor do SENAI-RN.

 

O painel com a participação dele foi focado em energias renováveis, ASG – a sigla para Ambiental, Social e Governança ou, como é conhecida internacionalmente, ESG (Environmental, Social and Governance) – além de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um tripé que está no centro das atividades do SENAI no Rio Grande do Norte, por meio de braços da instituição como o ISI-ER e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

 

Os destaques da discussão, segundo Mello, “claramente foram a necessidade de apoio ao desenvolvimento de toda a cadeia de energias renováveis, especialmente as de eólica offshore e hidrogênio verde, além de ações que considerem ‘as pessoas’ como centro da tomada de decisões”.

 

PLANEJAMENTO

 

A expectativa com o evento, segundo a ABDI, foi estabelecer, de forma conjunta, um planejamento de longo prazo para contribuir com a melhor inserção das organizações brasileiras no contexto da Nova Economia – que engloba a Economia Digital e a Economia Verde – em âmbitos nacional e internacional. A programação incluiu a apresentação de estudos socioeconômicos e de tendências, além de discussões sobre possíveis barreiras e fatores críticos, bem como sobre potenciais ações.

 

Economia Digitalizada (Indústria 4.0, Agro 4.0, Cidades Inteligentes, etc), Ecossistema e Infraestrutura Digital, TICs, Serviços Digitais, ASG, Bioeconomia, Economia Circular e Energias Renováveis foram os temas discutidos nos painéis, que, acordo com a Associação, foram concebidos como “ambientes propícios para geração de insights de novos modelos de atuação em prol do setor produtivo”.

 

“Ter o SENAI como convidado em um grupo tão seleto de especialistas para tratar do assunto é um reconhecimento importante para o trabalho que desenvolvemos e acompanhar desde o nascedouro um documento tão importante para a estratégia industrial é, sem dúvida, muito importante”, destacou ainda o diretor.

 

Entre cerca de 800 nomes da região Nordeste sugeridos para participar da iniciativa, 30 especialistas foram convidados/as pela ABDI para construir o documento.