SENAI-RN discute soluções em capacitação para fomentar empregos em municípios com parques eólicos

14/07/2021   16h59

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI RN) deu largada nesta quarta-feira (14) à negociação com a Câmara de Vereadores de Currais Novos para criação de um pacote de formação profissional que ajude a “aumentar as chances de empregos locais” nos primeiros parques eólicos em instalação no município.

 

Os empreendimentos, segundo informações da Câmara, deverão gerar pelo menos 600 empregos diretos e até o dobro disso no auge da obra.

 

A previsão é que a instalação seja iniciada no primeiro semestre do próximo ano e que demande, em um primeiro momento, principalmente profissionais da construção civil, mas a intenção de qualificação não se restringe a ocupações nessa área.

 

“Para o tamanho que é esse investimento, não queremos formar só pedreiros e serventes. Queremos aumentar a chance de a população se empregar e de conquistar também outras vagas nos parques”, disse o vereador do município, Daniel Bezerra, durante reunião na sede do SENAI em Natal, da qual participou com um grupo de assessores.

 

À espera dos primeiros parques eólicos, Currais Novos busca soluções para qualificação profissional com equipe do SENAI

 

A expectativa apresentada pela empresa, segundo ele, é de que entre 60% e 70% da mão de obra seja contratada de forma local, “mas a qualificação é um grande desafio no município”. “Hoje, 75% da nossa economia gira em torno do comércio. A indústria representa pouco e com esse empreendimento queremos que decole, mas, para isso, precisamos preparar as pessoas”, explicou.

 

Uma reunião com os possíveis atores envolvidos deverá ser realizada em duas semanas para discussão das necessidades do projeto.

 

Formação

“Precisamos ouvir o que o grupo empreendedor tem de expectativa para podermos fazer uma entrega mais assertiva, para oferecer soluções customizadas como fizemos em Serra de Santana, na fase de instalação de parques no município”, observou na reunião Amora Vieira, assessora de Mercados e Projetos do SENAI RN – que engloba no estado o CTGAS-ER, unidade referência do SENAI no Brasil para formação de talentos para trabalhar nas indústrias de energias renováveis e do gás, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), especializado em pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

Amora observou ainda que, quando um empreendimento desse porte chega, a cidade inteira é impactada e questões como educação ambiental e inserção das mulheres no mercado de trabalho também são fundamentais e demandam ações do Município.

 

“Além da parte da qualificação profissional em si, é preciso trazer a comunidade para junto do projeto, para se perceber inserida na evolução que o município vai ter, e aí nós, do SENAI, também entramos na parte de assessoria técnica, auxiliamos na captação e gestão de currículos, trabalhamos para que as mulheres não se restrinjam a funções como venda de quentinhas, mas para que também ocupem funções dentro dos parques. Para termos diversidade”, disse ela.“Também mobilizamos nossa rede de parceiros para ajudar a melhorar o self-service, a pousada, e outros pequenos negócios que existem na área e podem crescer”.

 

Empreendedorismo

Mas não é apenas Currais Novos que está se movimentando para impulsionar a qualificação local, de olho na expansão do setor de energia.

 

O Rio Grande do Norte tem, no Brasil, a maior potência instalada e prevista para geração de energia eólica, e, no âmbito da energia solar, aparece em 15º lugar no ranking nacional de potência instalada.

 

João Câmara, uma das cidades no centro dos investimentos, tem atualmente a segunda maior potência instalada em parques eólicos – atrás de Serra do Mel – e negocia com o SENAI RN a oferta de um programa de capacitação que impulsione a formação de técnicos que poderão se tornar empreendedores.

 

Em João Câmara, expectativa é por cursos de formação técnica que fomentem o empreendedorismo em polo de energias

 

Em reunião também nesta quarta-feira, o prefeito Maurício Caetano explicou que a expectativa é que cursos voltados às energias renováveis de forma geral e também outros, como o de refrigeração – com formação de técnicos especializados em serviços de instalação e manutenção de ar condicionados para atender à crescente demanda de meios de hospedagens, impulsionada pelos parques –  sejam oferecidos pelo SENAI no contexto do “Programa Camarense Empreendedor”, criado em 2017 no município e com duas turmas já formadas na área de energia solar fotovoltaica.

 

Possibilidades de qualificação na área de construção civil, para formar, por exemplo, pedreiros, eletricistas e pintores, também estão no radar do Município e em fase de discussão, com possibilidade de oferta ainda este ano.