SENAI-RN forma multiplicadores da Mentoria Lean no Programa Brasil Mais

19/06/2020   09h53

O SENAI participou da formação de Multiplicadores da Mentoria Lean que teve por objetivo formar multiplicadores regionais, nessa metodologia, que faz parte do Programa Brasil Mais. O “Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. A capacitação contou com uma formação teórica presencial e uma formação prática com duas etapas de coaching.

A formação teórica ocorreu em de 10 a 12 de fevereiro, no Departamento Nacional em Brasília, e participaram os consultores Lean Andrea Amaral e Mozart Dantas, ambos do CET Clóvis Motta. Em março, o SENAI-RN, que foi eleito anfitrião no programa, recebeu os representantes dos diretórios regionais (DRs) do Piauí, Maranhão e Paraíba; e a equipe de coaching dos DR’s do Espírito Santo (criador do Lean Game) e Santa Catarina (Orientação em Manufatura Enxuta). Nesta etapa, o DR/RN iniciou os atendimentos com o grupo de 5 empresas: Ster Bom, Água Santa Maria, Matersol, Inamar e Sabor de Pão, na qual multiplicadores colocaram em prática, junto com as empresas mentoradas a metodologia da mentoria. A segunda etapa da formação prática ocorreu de forma remota com a participação de multiplicadores, do Departamento Nacional e os DR’s do Espírito Santo e Santa Catarina, finalizada em 05 de junho com a avaliação dos multiplicadores.

Os consultores do SENAI-RN foram aprovados em todas as etapas da formação e darão continuidade aos atendimentos com o grupo das 5 empresas e a formação do Consultores/Mentores Lean do Estado que atuarão no Brasil Mais.

“Com esta ação o SENAI-RN contribuirá com as micro, pequenas e médias empresas na implementação de soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios”, afirma Simone Oliveira, gerente da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI-RN.