SENAI-RN participa da primeira reunião do Comitê para o Hidrogênio Sustentável da CNI

11/10/2022   10h29

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), Rodrigo Mello, participou da primeira reunião do Comitê da Indústria para o Hidrogênio Sustentável da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro aconteceu de forma virtual, na segunda-feira (10), com representantes da Indústria de todo o Brasil.

A criação do comitê surge com intuito de dar continuidade à construção de uma estratégia da indústria na temática do Hidrogênio Sustentável. Em agosto de 2022, a CNI lançou o estudo “Hidrogênio Sustentável: perspectivas e potencial para a indústria brasileira” como ponto de partida para a estratégia, que visa construir marcos regulatórios e políticas públicas para o hidrogênio sustentável e aprimorar uma política que incorpore os elementos necessários desse vetor energético.

“Uma vez que o mundo passa por um problema de estruturação de energia, há uma oportunidade para a indústria brasileira e para a balança comercial do país, tendo em vista a continentalidade e o potencial de várias fontes competitivas de energias renováveis que o Brasil dispõe”, explica Mello.

“A CNI, enquanto representação máxima da indústria brasileira está se organizando para auxiliar no monitoramento desses potenciais e na tomada de decisões acerca do tema”, acrescenta o diretor do SENAI-RN.

Rodrigo Mello ressalta que o SENAI-RN trabalha com a temática do Hidrogênio há duas décadas e, consequentemente, possui papel importante nesse debate. “No comitê deverão ser tratados desafios em temas como a formação especializada e gargalos regulatórios. O SENAI-RN tem a responsabilidade de tratar o tema de tecnologias para energias renováveis, no qual o hidrogênio está inserido e com que trabalhamos há 20 anos”, destaca.

“O SENAI-RN tem capitaneado o processo de desenvolvimento da formação de pessoas, através da educação profissional, dentro do Programa Nacional de Hidrogênio [H2 Brasil], do Governo Federal e com a participação do governo alemão”, comenta Mello. “Somos líderes na execução do projeto de formação de pessoas dentro do projeto H2 Brasil”, finaliza.

O assessor da Presidência da FIERN e gestor das Comissões Temáticas da Federação, Ernani Bandeira, também participou da reunião do Comitê da Indústria para o Hidrogênio Sustentável da Confederação Nacional da Indústria (CNI).