SENAI-RN realiza aula inaugural de turma do Emprega Mais na indústria Guararapes

4/04/2022   09h56

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) realizou, na última sexta-feira (1º) a aula inaugural dos cursos do Programa Emprega Mais, na indústria Guararapes, em Extremoz.

Essa é a primeira turma deste ano na fábrica por meio do programa do governo Federal, que é executado pelo SENAI-RN. Na aula desta sexta-feira, foram 50 alunos com o curso de costureiro industrial do vestuário.

A supervisora pedagógica do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, do SENAI-RN, Patrícia de Sena Lima, disse que o beneficio maior para o aluno é aprender um novo ofício, enquanto que para a empresa é receber um funcionário muito bem qualificado.

E um exemplo disso é Jocenilda França, que há oito meses é funcionária da Guararapes e antes foi aluna do curso do SENAI-RN. “Tudo que eu vi no curso, pude colocar em prática aqui”, disse.

Mais que um aprendizado, o curso do SENAI-RN possibilitou que ela tivesse uma oportunidade de se qualificar para, em seguida, se inserir no mercado de trabalho. “Foi uma mudança em minha vida estar empregada e exercer a profissão que aprendi no curso”, afirmou.

A supervisora explicou que na aula inaugural a ideia é mostrar uma apresentação de como será o curso e quais os processos irão estudar. Além disso, ela informou que os alunos vão ter, por iniciativa da Guararapes, o deslocamento até a fábrica e também uma refeição no local no horário da aula, que tem início às 17h30.

No curso, os alunos terão as aulas teóricas e práticas tendo uma vivência pratica da profissão do costureiro. Sem falar que já terão um olhar de como é trabalhar na fábrica. As aulas começam na segunda-feira (4), a partir das 17h30.

O programa

Lançado em 2020, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI Nacional e do Ministério da Economia para promover o aperfeiçoamento e qualificação profissional de trabalhadores e desempregados. O programa oferece vouchers gratuitos para qualificar e aperfeiçoar esse público, buscando alinhar as necessidades das empresas com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra. A expectativa é que ao final do curso os novos profissionais sejam contratados.