SENAI-RN tem maior nota da prova prática no Índice de Desempenho de Avaliação Profissonal do Departamento Nacional

22/02/2021   12h00

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) alcançou a nota 9,8 na prova prática no Índice de Desempenho de Avaliação Profissonal (IDAP-2020). O resultado coloca o Rio Grande do Norte em destaque entre as melhores escolas do SENAI do Brasil, com a maior nota na prova prática dos cursos avaliados. O índice está inserido na importante ferramenta do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do SENAI Nacional.

 

De acordo com o Diretor Regional do SENAI-RN, Emerson Batista, a avaliação anual coordenada pelo Departamento Nacional do SENAI tem por objetivo apontar caminhos para a melhoria contínua dos cursos técnicos do SENAI. Ele acrescenta que a iniciativa possibilita o acesso a informações fundamentais para direcionar possíveis ajustes e estabelecer novas metas para aumentar a qualidade do ensino, e o nível de profissionais que o SENAI coloca no mercado.

 

“Nossos alunos terem alcançado o nível adequado e avançado no sistema nacional de avaliação profissional, e termos a grata surpresa de que os nosso cursos avaliados atingiram média 9,8 na prova prática, sendo o primeiro departamento regional do SENAI no Brasil, isso mostra que nós estamos no caminho certo quanto aos profissionais que estamos colocando no mercado. E também que nossas metodologias aplicadas, mesmo diante de toda crise da pandemia no ano de 2020 surtiram efeito e devem ter uma evolução melhor ainda para o ano de 2021”, afirma o diretor.

 

 

Em 2020 foram avaliados, do Rio Grande do Norte, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), de Natal; e o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SENAI-CETIB), de Mossoró. Dessas unidades, foram avaliados 189 alunos de quatro cursos técnicos, Curso Técnico de Solda, Curso Técnico de Eletrotécnica, Curso Técnico de Mecânica e Curso Técnico de Automação Industrial.

 

A equipe da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI-RN explicou que só podem participar da avaliação alunos que tenham atingido no mínimo 80% da carga horária do curso. Com notas de 0 a 10, o IDAP considera os resultados das provas objetivas e práticas e a distribuição dos estudantes nas escalas de desempenho.

 

Nesse tipo de prova o RN se destaca não apenas pela nota, mas se coloca entre as diversas unidades que conquistaram excelentes resultados no índice, que analisa competências e habilidades dos alunos dos cursos técnicos do SENAI em todo o Brasil.

 



Por Jô Lopes - Unicom FIERN