Serviço de calibração de anemômetros de copos do ISI-ER é submetido à avaliação da Cgcre do INMETRO

22/07/2022   15h47

Túnel de Vento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é o único do Brasil dedicado a calibrações do setor eólico

 

A Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a Cgcre, concluiu nesta semana a etapa presencial de avaliação de um dos serviços prestados pelo Túnel de Vento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – o único do Brasil dedicado a calibrações do setor eólico.

 

A avaliação faz parte de auditoria solicitada pelo ISI para acreditação do serviço de calibração de anemômetros de copos, instrumentos que medem a velocidade dos ventos para a atividade eólica.

 

A acreditação é o reconhecimento formal da Cgcre, organismo reconhecido pelo governo brasileiro, de que todos os procedimentos e normas técnicas capazes de atestar a qualidade do serviço são cumpridos.

 

Se aprovada, a expectativa é que a acreditação impulsione a abertura de novos mercados para o ISI-ER no Brasil e possibilite incursões inéditas do Instituto também em outros países. Ainda não há, entretanto, data definida para a divulgação do resultado.

 

“A acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO é um dos pré-requisitos para a entrada do ISI-ER na MEASNET (rede internacional de metrologia que agrupa instalações e laboratórios de energia eólica)”, explica o diretor do ISI-ER e do departamento regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação realizada nesta semana durou três dias e teve como objetivo verificar se o Laboratório de Energia Eólica, em que o Túnel de Vento está inserido, opera de forma competente e é capaz de gerar resultados válidos (confiáveis), no processo de calibração de anemômetros de copos. A atuação do Sistema de Gestão de Qualidade, atividades de laboratório, tecnologia da informação, mercado e aquisição de produtos e serviços estão entre os processos incluídos na análise.

 

“Há um grande conjunto de procedimentos operacionais que precisamos cumprir no dia a dia, desde o recebimento dos instrumentos que serão calibrados, o relacionamento com o cliente e o armazenamento de informações, para garantir a rastreabilidade, a imparcialidade e confidencialidade do resultado do serviço que entregamos”, explica Rodrigo Mello.

 

A avaliação levanta informações, gera um relatório e, caso aponte eventuais não conformidades, dá prazo para que sejam sanadas e o processo possa prosseguir. A decisão sobre a concessão da acreditação é tomada pela Cgcre, com base nas recomendações da equipe de avaliação, de profissionais da Dicla (Divisão de Acreditação de Laboratórios) e da Comissão da Acreditação.

 

A gerente de qualidade do ISI-ER, Erika Correia de Lima, explica que caso o resultado seja favorável, a acreditação – além de possibilidade de abertura de novos mercados – traz vantagens para o Laboratório de Energia Eólica como o direito de emitir certificados de calibração com o símbolo da acreditação da Cgcre; o aumento da confiança dos clientes nos resultados das calibrações oferecidas; a possibilidade de reconhecimento e aceitação dos seus certificados de calibração por clientes de outros países – em virtude de a Cgcre ser signatária dos acordos de Reconhecimento Mútuo – e evidência de que o laboratório foi avaliado por uma equipe de avaliação independente e competente, formada por especialistas nos campos em que o laboratório atua.

 

Para o mercado, a possível acreditação do serviço de calibração de anemômetros de copos permitirá reduzir em pelo menos 3 meses o tempo de logística que as empresas gastam atualmente para realizar o serviço de calibração no exterior, em países como Alemanha e Espanha, explica o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros.

 

O Túnel de Vento do ISI-ER, explica Medeiros, realiza pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços de calibração de anemômetros de copos baseado no anexo F da norma IEC 61400-12-1 (sobre desempenho de aerogeradores), e possibilita, ainda, avaliação de desempenho de estruturas e formas que precisam ser submetidas a diferentes intensidades de ventos. A expectativa é atender a indústria de energia eólica e também outros setores.