Servitização da Indústria e ganho de competitividade são abordados em reunião de Diretoria da FIERN

30/04/2021   15h37

A transformação e o ganho de competitividade com o processo de ‘Servitização da Indústria’ foram apresentados à direção da FIERN, pelo consultor Kleber Nóbrega, em reunião da Diretoria, realizada por meio de videoconferência, nesta sexta-feira (30). O “Aferidor de Maturidade em Servitização da Indústria”, uma ferramenta para o diagnóstico do perfil da indústria potiguar, será disponibilizado pela FIERN, que promoverá uma Live com os empresários sobre o tema para adesão ao serviço.

O modelo, explica Nóbrega, foi desenvolvido com base em pesquisa científica e junto ao setor empresarial e permite analisar, por meio de questionário, o grau de maturidade do setor, no sentido de como as empresas estão preparadas e abertas a práticas para agregar serviços aos produtos. “A ideia não é a indústria se tornar uma empresa de serviços, mas agregar valor como diferencial para o produto. Em prestar serviços entregando produtos”, explica o consultor e diretor da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento.

Para o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, esse instrumento permite que as empresas industriais se insiram no novo contexto econômico que requer novos serviços e reposicionamentos. “Devido a pandemia e a crise sanitária e econômica vivemos um momento em que as empresas passam pela necessidade de se redesenharem. E temos nesta ferramenta, uma oportunidade, um caminho para a melhorar a competitividade do setor por meio do processo de servitização da indústria”, disse.

O presidente Amaro Sales também destacou, durante o encontro virtual, o programa Ação pela Vida. Em uma parceria das instituições do Sistema FIERN — SESI-RN, SENAI-RN e IEL-RN — com as Prefeituras de Natal e Mossoró foram instalados 35 pontos de vacinação nas duas maiores cidades do Estado, sendo o maior ponto de vacinação do Estado do Rio Grande do Norte, e tem assegurado a imunização de milhares de pessoas. “O modelo do SESI-RN é referência para todo Brasil”, frisou.

Amaro Sales, presidente da FIERN

E convidou a todos para participar, hoje, a partir das 19h, da Live Solidária da SESI Big Band que terá como convidados Waldonys, Jubileo Filho, Liz Rosa, Eduardo Tauffic e Zé Hilton do Acordeon. Um espetáculo de Som e Solidariedade, no âmbito do Ação pela Vida, é uma ação solidária para arrecadar recursos para ajudar entidades filantrópicas.