SESI e SENAI RN fazem homenagem aos profissionais da educação no Dia do Professor

15/10/2020   17h05

 

Neste 15 de outubro, em todo Brasil, é comemorado o Dia do Professor, uma das profissões mais importantes para a formação do cidadão brasileiro. E para comemorar a data, o SESI e o SENAI do Rio Grande do Norte realizaram um café da manhã nas escolas e centros de educação com distribuição de brindes para os professores e profissionais da educação das instituições. Aqui no Brasil, é dia 15, mas o “Dia Mundial do Professor” é celebrado anualmente em 5 de outubro. A data foi criada em 1994 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de ressaltar a importância e o papel fundamental dos professores na sociedade.

 

Lembrando o dia no RN e sua importância como um todo, Gilson Costa, responsável técnico pela Educação Continuada do SESI-RN, diz que as escolas do Sistema Indústria têm uma proposta pedagógica de desenvolver competências, seja no âmbito profissional e comportamental, por meio de plataforma EAD, com cursos, palestras e trilhas de aprendizagens, numa perspectiva muito integrada de conquistar conhecimento e habilidades. “O dia do professor é uma data que se deve ser bastante comemorada, pois há muito compromisso de transformação social envolvida por meio do compartilhamento do conhecimento, do saber viver, conviver e respeitar as diferenças do próximo e aprender com tudo isso”, afirma.

 

 

Para o professor da SESI Escola, da disciplina de Química, Vicente Júnior, o trabalho do educador vai além de passar conhecimento científico. Ele explica que o trabalho constrói pessoas conscientes, cidadãos com direitos e deveres, baseados no conhecimento, na metodologia do trabalho científico, bem como nas questões sociais. “Nosso trabalho é pautado em química mostrando todos os procedimentos e virtudes do profissional de química com base na educação. O engenheiro só é engenheiro porque passou por um professor, da mesma forma o médico, o arquiteto. Quem constrói uma máquina peça por peça, por exemplo, esse conhecimento foi construído peça a peça pelo professor. Seu papel vai além de educar, é um amigo, um psicólogo, um conselheiro, alguém que está sempre servindo, fazendo o aluno ter uma orientação necessária para poder crescer. O professor é o formador de várias profissões. Então nesse dia comemoramos o dia do formador de profissões,” afirma Vicente Júnior.

 

 

Homenagem SENAI

 

Na homenagem feita pelo SENAI-RN, os professores foram recepcionados em clima de festa para um café-da-manhã no SENAI-CET Clóvis Motta, em Natal, para a comemoração do seu dia. Para a gerente da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI, Simone Oliveira, a profissão é um diferencial na vida como um todo. “O SENAI valoriza muito o profissional professor, docente, que traz para a sala de aula novos conhecimentos e que proporciona aos alunos crescimento enquanto profissional e ser humano”, afirma.

 

O professor instrutor, Francisco das Chagas, do SENAI Zona Norte de Natal, diz que seu objetivo como instrutor de qualificação profissional é criar situações práticas onde o aluno consiga desenvolver conhecimentos, habilidades que os tornem capazes de atuar em várias áreas da construção civil. “Saber que o saber foi construído e que alguém terá novas perspectivas de alcançar seu espaço no mercado de trabalho e a maior satisfação de todo docente, pra mim é a maior importância do Dia do Professor”, enfatiza.

 

 

Kergivaldo Nogueira de Medeiros, docente da área metal mecânica no CTGAS-ER, dentre diversas disciplinas que leciona destacou soldagem em seu trabalho. Ele disse que prepara os alunos para o mercado de trabalho, através de aulas teóricas e práticas, sempre alinhadas à metodologia SENAI de educação profissional e as necessidades do mercado. “O professor tem um papel fundamental neste processo, pois ele é o elemento mediador do processo ensino aprendizagem, pois alem do conhecimento técnico necessário o mesmo possui a experiência prática adquirida junto ao mercado de trabalho”, explica o professor.

 

 

Homenagem SESI

 

Também com um café-da-manhã, na SESI Escola São Gonçalo do Amarante foram homenageados 32 profissionais, na SESI Escola Macau foram 10 e no SESI Mossoró foram 14. De acordo com a gerente de educação do SESI, Karenine Medina, os profissionais da educação são de suma importância para todos que fazem o SESI Escola. “Além dos professores, no mês passado também foi o dia do supervisor pedagógico e secretária escolar, então nós aproveitamos e comemoramos tudo juntos, foi um momento especial para todos os profissionais”, disse.

 

Professor Laerty, de Língua Portuguesa e redação, na SESI Escola, diz que está a dois anos, na rede SESI de ensino no Rio Grande do Norte, e que encontrei na Escola SESI a oportunidade de construir conhecimento a partir de metodologias ativas e inovadoras, que provocam os professores e os alunos a pensarem fora da caixinha. “Ser professor na Escola SESI é ser motivado a somar, a crescer, a se capacitar e, sobretudo, a enxergar nos alunos, nos funcionários e na equipe pedagógica uma família. Comemorar o dia dos professores nessa instituição de ensino é uma experiência gratificante e marcante. As mensagens dos alunos, os gestos de carinho, de afeto demonstrado nos fazem perceber que quando trabalhamos com amor, o resultado sempre será positivo”, fiz o professor.

 

 

Em nosso país a data foi oficializada por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. De acordo com os livros de história, o dia escolhido faz referência ao Imperador Dom Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827 criou no país uma Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil, conhecida como Escola de Primeiras Letras. Todas as cidades a partir deste decreto deveriam ter Escolas de Primeiro Grau, contendo contratação de professores assalariados e cronograma de disciplinas.

 

Confira a Mensagem da UNESCO para os professores:

 

“A educação é um direito humano fundamental e um bem público. Ela transforma vidas, ao conduzir o desenvolvimento econômico e social. Ela promove a paz, a tolerância e a inclusão social. Ela é a chave para a erradicação da pobreza. Por fim, ela permite que crianças e jovens realizem seu potencial”.

 

Abaixo do texto galeria de fotos das homenagens no SESI e no SENAI Rio Grande do Norte.

 

Por Jô Lopes – jornalista Unicom FIERN