SESI Escola de SGA promove modelo de Conferência da ONU com alunos

23/11/2021   18h51

 

Ambientados dentro de uma simulação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), alunos das três séries do Novo Ensino Médio da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, puderam estudar e se aprofundar a respeito de como funciona este evento e sua importância para o mundo.

 

 

A gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explicou que 37 alunos participaram do projeto “Simulação da Conferência da ONU”, uma atividade transdisciplinar envolvendo todas as áreas do conhecimento, e é uma oportunidade importante para apresentar e debater temáticas e demandas de grande relevância que possuem impacto mundial.

 

 

“A Simulação dar a oportunidade de ampliar e aguçar a capacidade de argumentação dos alunos, transformando-os em cidadãos conscientes e preocupados com as ações que envolvem, não somente o nosso país, como também o mundo, através de uma análise das questões de relações econômicas, culturais, no âmbito das minorias e como estes países estão a trabalhar para erradicar esta questão”, comentou.

 

 

Os alunos foram divididos em 12 grupos que representariam os países participantes desta Assembleia da ONU: Brasil, China, Rússia, Índia, EUA, Israel, França, Inglaterra, Afeganistão, Cuba, Palestina e Serra Leoa.

 

 

Em seguida, precisaram construir um discurso do seu país em português e inglês – e que abrangesse os seguintes temas: saúde, educação, direitos humanos (dos refugiados, mulheres, crianças, questões raciais e de minorias); Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico.

 

 

Durante o evento, que começou no domingo (21) e terminou nesta terça-feira (23), os alunos fizeram pesquisas sobre os temas e também sobre a cultura, costumes de cada país. No último dia, foram feitas as leituras dos discursos por um representante de cada “país”.

 

Em seguida aconteceram os debates entre os países tendo como base questionamentos levantados nos tópicos apresentados nos discursos lidos.

 

Karenine Medina ressaltou o ganho dos alunos com “uma compreensão mais aprofundada, saindo das paredes da sala de aula entendendo que os problemas que ocorrem em países distintos podem e vão afetar também o nosso país”.

 

 

A simulação foi promovida por professores José Rodrigues, Wendell Souza, Diego Cavalcanti e Zânia Lobo, da área de Ciências Humanas do Novo Ensino Médio da SESI Escola em conjunto com os professores das áreas de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza.