SESI Escola Natal realiza a 1ª Mostra Humanista: Feminismo XXI

6/03/2020   16h56

 

O que é ser mulher no cenário atual? Para responder esta pergunta, o SESI Escola Natal realizado, nesta sexta-feira (06), a 1º Mostra Humanista do SESI com o tema “Feminismo no século XXI”. O encontro teve a participação dos mais de 150 estudantes das turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio com formação técnica profissional. O tema foi abordado sob a mediação do supervisor pedagógico Alexandro Cardoso e da professora de Filosofia Zânia.

 

 

A 1º Mostra Humanista: Feminismo XXI busca levar os participantes a contemplar, refletir, discernir sobre o futuro da mulher e seu protagonismo essencial para a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária.

 

 

Partindo do protagonismo das mulheres que fizeram história nas diversas realidades políticas, econômicas, religiosas, culturais e sociais foi traçado uma linha de estudo através de pesquisas que culminaram na identidade da mulher do século XXI, dentro de uma abordagem humanista e construtivista.

 

 

Da teoria surgiu a prática expressiva das turmas através de apresentações culturais como dança, poesia, produção de curta metragem, teatro, rodas de conversa e canto, exaltando a transformação da mulher em seus vários papeis – mãe, esposa, trabalhadora, que sofre, se alegra, luta, conquista e transforma as dimensões mais profundas da humanidade.

 

 

Durante as apresentações, a historiadora da UFRN Brisa Bracchi, membro e referência da Marcha Mundial das Mulheres e do Centro de Apoio de Ajuda a Mulher Vítima e Violência, fez a explanação do cenário da mulher em um contexto internacional, nacional e regional, bem como os avanços e retrocessos do direito da mulher em uma sociedade globalizada e com novas tecnologias.