SESI Escola RN promove 1ª edição de Torneio de Xadrez Rápido

28/11/2023   15h17

 

A comunidade enxadrista da SESI Escola RN se reuniu para um evento emocionante e desafiador que atraiu uma participação expressiva de alunos, professores e supervisores de três escolas. Foi a 1ª Edição de Torneio de Xadrez Rápido 2023, realizada pela SESI Escola Mossoró, juntamente com as unidades escolares de São Gonçalo do Amarante e Macau, no Rio Grande do Norte. O evento foi realizado na unidade escolar SESI São Gonçalo do Amarante, em 11 de novembro.

 

De acordo com os organizadores, ao chegarem no local do evento, os enxadristas se mostraram ansiosos para apresentar suas habilidades no tabuleiro. “Com a estrutura toda organizada para recebê-los, foram iniciadas as partidas de xadrez rápido, que testaram não apenas o conhecimento teórico visto ao longo do ano letivo, mas também a capacidade de pensar rapidamente e tomadas de decisões precisas em situações de alta pressão’, diz a supervisora pedagógica, Nayra Maria da Costa Lima.

 

De acordo com Nayra, o sucesso do Torneio de Xadrez Rápido 2023 é um reflexo do compromisso da SESI Escola RN em promover atividades que contribuam para o desenvolvimento integral de seus alunos. O xadrez, reconhecido por seus benefícios cognitivos e sociais, desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, incentivando o pensamento crítico e a tomada de decisões informadas, dentre tantos outros benefícios.

 

“A escola, por meio de eventos como este, visa não apenas aprimorar as habilidades enxadrísticas, mas também proporcionar momentos de lazer e interação entre os membros da comunidade escolar. O Torneio de Xadrez Rápido é apenas uma das muitas iniciativas que buscam a construção de um ambiente educacional rico e estimulante no SESI Escola RN’, diz a supervisora.

 

Ao final da competição, tivemos destaques positivos para duas unidades: São Gonçalo do Amarante e Mossoró. “Esse evento, sem dúvida, deixará uma marca na memória dos participantes, reforçando o papel do xadrez não apenas como um jogo estratégico, mas como uma atividade saudável para quem pratica e que promove o crescimento pessoal e coletivo”, completa a supervisora pedagógica, Nayra Maria.

 

Para a SESI Escola o 1º Torneio de Xadrez Rápido na SESI Escola SGA foi mais do que uma competição, pontua a gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, foi uma celebração da paixão pelo xadrez e uma demonstração do compromisso da escola em proporcionar experiências enriquecedoras aos seus alunos. “À medida que as peças se moviam no tabuleiro e os jogadores competiam, ficou claro que o xadrez é mais do que um jogo; é uma ferramenta útil para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal”, diz Karenine Medina.

 

Por Jô Lopes, com informações do SESI – #SESI – Fotos: SESI Escola