SESI Escola RN promove simulação da Conferência da ONU com alunos do Ensino Médio

28/03/2022   14h49

A SESI Escola RN promoveu, nesta segunda-feira (28), a simulação do modelo de Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) com os alunos do Ensino Médio das unidades de São Gonçalo do Amarante e Natal. A simulação é uma atividade transdisciplinar desenvolvida pelos professores de Ciências Humanas Sociais Aplicada do Novo Ensino Médio, junto aos alunos do 3° ano das turmas de Jogos Digitais e Informática para Internet. O evento ocorreu no auditório da SESI Escola SGA.

“O trabalho desenvolvido pelos alunos é uma simulação de uma assembleia do Conselho de Segurança da ONU, reunindo 15 representações de países distintos, que têm por finalidade trazer à tona uma discussão de assuntos contemporâneos, como a ação do Taleban no Oriente Médio e o conflito entre Rússia e Ucrânia, bem como a consequência de ambos”, explica a professora Zânia Lobo.

Ao longo de um mês, os alunos receberam as orientações dos professores José Rodrigues, Wendell Souza, Diego Cavalcanti e Zânia Lobo, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), que fizeram diversas pesquisas sobre os países representando os problemas pautados e posicionamentos acerca dos mesmos.

Segundo os professores, a atividade faz com que os jovens fiquem mais inteirados com assuntos globais, entendo os processos de causas e consequências, além de suscitar o sentimento de empatia com uma realidade bem diferente da deles.

Para o aluno Marcos Aurélio, do 3º ano do Ensino Médio em Jogos Digitais, a atividade é importante para o entendimento de conflitos mundiais. “Sim para que tenhamos conhecimento da grandeza do evento e da organização. Além de quê me dá a possibilidade de construir um caráter crítico, de posicionamento e trabalho para resoluções a nível mundial, mesmo que teoricamente”, afirma.

O aluno Marcos Vinicius, do 3º ano em Informática para Internet, diz que a atividade do Conselho de Segurança da ONU propicia para os discentes a construção de um consciente crítico individual acerca dos diversos processos político-econômicos, sociais e históricos. “Diversifica o conhecimento sociocultural, participando substancialmente na formação do posicionamento crítico em relação ao seu entorno. Desse modo, desenvolvemos através da atividade a transformação relativa ao convívio com o cenário da contemporaneidade.”

O simulado do Conselho de Segurança da ONU aconteceu pela manhã, das 8h às 12h. O evento é realizado anualmente, sendo a cada ano adaptada conforme conversas na área de conhecimento.