SESI Escola promove encontro com empreendedoras em celebração ao Dia Internacional da Mulher

8/03/2022   15h06

 

A SESI Escola de São Gonçalo do Amarante realiza, nesta terça-feira (8), evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data foram convidadas empreendedoras do Sistema Indústria. A vice-presidente da FIERN, Conceição Tavares, e a gerente comercial da Indústria Vicunha, Tercina Suassuna, foram as palestrantes da manhã, que também contou com apresentação das ex-alunas da SESI Escola, Cailany Cavalcante e Marialice Gomes, da Equipe Nutrinim.

 

Gerente comercial da Vicunha, a empresária Tercina Suassuna contou que precisou desbravar um ambiente de trabalho em sua maioria masculino. “Trouxe hoje nesta palestra um pouco do que é este segmento e do desafio que nós mulheres enfrentamos. Mas com muita luta e com muita firmeza vimos imprimindo essa mudança de cultura. Não é fácil. São grandes desafios. Mas não é impossível”, disse a palestrante que deixou uma mensagem de incentivo à juventude que lotou o auditório.

 

 

“Temos que estudar porque o conhecimento é fundamental para ser competitivo no mercado. O conhecimento nos faz galgar lugares mais altos e nos faz contribuir para o desenvolvimento de uma cidade, de um país. E nesse contexto o Sistema S vem investindo muito para reter e multiplicar aqui em nosso estado”, afirma.

 

 

A industrial Conceição Tavares falou da história do Dia Internacional da Mulher. A data teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Natural de Mossoró, Conceição Tavares é a primeira mulher a fazer parte da diretoria da FIERN. “Exercer esse cargo seria a coisa mais natural do mundo. Mas por ser uma mulher, algumas pessoas reagem de forma diferente”, conta a empresária que também deixou mensagem às estudantes da escola. “Mulheres estudem, se formem, acumulem títulos. Só assim vocês vão alcançar sucesso. O mundo é dos que estudam”, enfatiza.

 

 

As alunas da equipe da Nutrinim apresentaram um vídeo sobre o projeto da jujuba que leva o nome da equipe e falaram da trajetória delas nesse universo científico. O vídeo aborda as dificuldades dos tratamentos contra o câncer e de como o projeto da equipe contribui para melhorar esse tratamento. “Nutrinim é um doce capaz de melhorar os sentidos do paladar e olfato. Muito além de uma jujuba, uma nova vida”, diz a mensagem de toda equipe que trabalha o projeto da Jujuba Nutrinim, que está em fase de elaboração e, de acordo com o vídeo, em breve será publicado em artigo científico.

 

Com a jujuba Nutrinim, a equipe da SESI Escola RN foi vencedora do Prêmio Evolução na Olimpíada do Futuro, em 2021, e o segundo lugar na 27° Feira Internacional Ciência Jovem, na categoria Desenvolvimento Tecnológico. Antes, venceu a Olimpíada do Futuro, em 2020.

E neste ano, concorre com o projeto em mais um evento internacional, a MILSET Latinamerican Expo-Sciences, que será realizada na Argentina.

 

 

Jujuba Nutrinim

O projeto desenvolvido por estudantes do 2º e 3º ano do Novo Ensino Médio das Escolas SESI Natal e São Gonçalo do Amarante, que compõem a equipe Nutrinim, traz esperança para pacientes oncológicos e pode melhorar a qualidade de vida. Trata-se da ‘Jujuba Nutrinim’, um doce capaz de mitigar os efeitos de perda e restituir o paladar e olfato de pacientes em tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia.

 

Formada pelos alunos Cailany Cavalcante, Gustavo Henrique e Marialice Gomes do 2º ano da Escola SESI Natal, Elton Oliveira e Dailton Lima, do 2º e 3º anos, respectivamente, da Escola SESI SGA, sob a orientação do professor de Física Josinaldo Araújo.

 

A jujuba é composta por óleo essencial de hortelã pimenta, responsável por estimular as papilas gustativas e permitindo o retorno sensitivo do paladar, além de servir como descongestionante nasal, influenciando no retorno sensitivo do olfato; e por glutamato monossódico, que proporciona o gosto ‘umami’ – o quinto gosto básico do paladar humano -, estimulando alguns receptores específicos da língua, influenciando diretamente nos sabores; além de outros ingredientes naturais. E não possui açúcar, lactose e nem glúten.