SESI-RN continua realização de testes de Covid-19 através do programa +Diagnóstico

3/07/2020   16h32

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) realiza desde o começo de abril o programa +Diagnósticos de testes rápidos de Covid-19, que tem como finalidade para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores da indústria. O serviço é oferecido em todo o Rio Grande do Norte, a partir da demanda das empresas, e acontece em três etapas: triagem, teste e laudo médico. Na triagem o SESI vai até a empresa e realiza anamnese com todos os funcionários.

“Recebemos um total de 9.500 unidades de testes rápidos, dividimos proporcionalmente para as duas unidades que temos clínica, Natal e Mossoró. Em Natal já realizamos 2.234 e Mossoró 1.410 testes, totalizando 3.634 testes em nosso departamento regional”, informa Thiago Sousa, Assessor Técnico do SESI/RN e Gerente Executivo de SSI em exercício.

Ele explica que o diferencial do SESI-RN é que é feita uma triagem antes dos testes. “Os testes rápidos são feitos nos trabalhadores que apresentem pelos menos dois dos sintomas, como dor de garganta, tosse, febre, dificuldade para respirar. Nossa equipe vai até as empresas com equipamentos de proteção e realizam essa triagem”, diz Thiago.

Os resultados positivos são identificados a partir da presença de hemoglobinas no sangue (IgM e IgG) que indicam o nível de defesa. No caso de IgM positivo, o paciente está com o vírus e o IgG aponta uma defesa de memória, ou seja, teve o vírus, mas já está curado. “Os com resultado positivo na testagem são afastados do trabalho e encaminhados para o médico do trabalho emitir laudo através da telemedicina”.

As testagens feitas em Mossoró, Natal e Parnamirim. Observamos até agora que na indústria, os casos se concentram na faixa etária entre 25 e 44 anos de idade, e a maior parte do público é masculina, já que são os homens a grande massa que trabalha na indústria, principalmente na construção civil e na indústria da pesca, por exemplo”, enfatiza.

Sobre o monitoramento dos números, o MAIS RN ampliou o acompanhamento da evolução dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte com o início do monitoramento da situação na indústria potiguar. Para isso, foi criado um painel de observação específico para o setor (Power BI), a partir do banco de dados do SESI-RN, que vem realizando testes de Covid-19 nas empresas industriais do estado.

Com o novo painel visual (dashboard) é possível acompanhar, em tempo real, o número de casos em trabalhadores da indústria, testes realizados e poder planejar ações e adotar protocolos de segurança.

As informações podem ser acompanhadas pela página do Mais RN https://www.fiern.org.br/painel-covid19-rn/. A iniciativa faz parte do contexto de ações de enfrentamento ao novo coronavírus, adotadas pelo Sistema FIERN.

Por Jô Lopes – jornalista FIERN