SESI-RN desenvolve protocolo para retorno gradual de aulas presenciais

29/07/2020   12h01

 

O SESI RN estabeleceu protocolo com critérios e medidas para implementação do plano de retorno às aulas, alinhadas às definições das autoridades públicas. O retorno deverá acontecer somente a partir da liberação por meio de Decreto governamental. Para acesso às escolas, quando for autorizado a retomada das atividades presenciais, alunos e professores irão passar por uma triagem (medição de temperatura e rápida entrevista para identificação de possíveis sintomas da COVID-19), além de limpeza de sapatos/tênis através de álcool e será exigido o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, que será disponibilizado à entrada e dentro das salas de aula. Todos os que estiverem com a temperatura elevada (igual ou superior a 37,8°) devem ser encaminhados para avaliação de equipe de saúde que tomará as medidas prevista no protocolo de saúde.

 

 

“A Rede SESI de Educação/RN está tomando todas as medidas necessárias para o retorno as aulas, cumprindo o protocolo elaborado pelo Regional e vamos retornar gradativamente e com toda segurança necessária, assim que o Governo do Estado liberar as atividades escolares”, afirma a gerente de Educação do SESI/RN, Ana Karenine Medina.

 

 

 

Nas estratégias voltadas ao aluno, é previsto ainda o distanciamento mínimo de 2 metros entre os alunos em sala de aula. As salas terão ventilação, com portas e janelas abertas, e realização de desinfecção frequente. Em um primeiro momento, as aulas de educação física não serão retomadas para evitar contato corporal.

 

 

Alunos e professores não poderão ficar circulando dentro da sala de aula e todo o material de uso coletivo deverá ser higienizado ao término da aula (teclado, mouse, bancada, apagador, pincel de lousa, cadeiras, mesas e carteiras escolares).

 

 

No intervalo, é prevista a limitação do número de alunos no refeitório e áreas comuns da escola (variação por etapa de ensino), a alimentação será feita com porções individuais de refeições, não devendo haver o compartilhamento de alimentos. As lanchonetes funcionarão com redução da quantidade de mesas e cadeiras e com distância de 2 metros entre as mesas; com uso do álcool em gel antes de ir para fila e sinalização no piso dos locais de fila e de retirada do pedido. Caso seja servido almoço, será priorizado uso do sistema  takeaway, que pode ser traduzido como “comida para viagem”.

 

 

O protocolo ainda determina a higienização de máquina do cartão, cadeiras e tampos de mesa e bloqueio do balcão (idem recepção). As turmas serão liberadas uma por vez, a partir das 12h30, para evitar aglomeração.

 

 

As aulas online serão mantidas como forma de reduzir o número de alunos em sala de aula, havendo a disponibilização da transmissão da aula, de forma on-line, para alunos em grupo de risco da Covid-19.

 

 

O protocolo também estabelece medidas rigorosas para limpeza e desinfecção de ambientes, equipamentos e material de uso coletivo, além de disciplinar o uso de sala dos professores, banheiros, copas e refeitórios.

 

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN