SESI-RN destaca Dia do Enfermeiro e Semana da Enfermagem

13/05/2020   17h15

Os profissionais da saúde comemoram de 12 a 20 deste mês a Semana da Enfermagem, como continuidade das homenagens ao Dia do Enfermeiro, internacionalmente comemorado no dia 12 de maio. “O Dia do Enfermeiro, assim como a Semana da Enfermagem, representa para mim muito orgulho em poder fazer parte desse time que está lutando por vidas nesse momento tão difícil que passamos”, disse a enfermeira Cynthia Donida Ferreira, que atua como enfermeira do trabalho no Serviço Social da Indústria (SESI – Unidade CATNatal).

Na profissão há 15 anos e nove meses, 10 anos deles no SESI, Cynthia diz que a enfermagem enfrenta um inimigo desconhecido, novo para todos. “Nessa pandemia, nós enfermeiras atuamos como profissionais e, acima de tudo, seres humanos, que têm o dom de cuidar do próximo como se fosse a si mesmo. Fazemos isso com muita dedicação, amor e responsabilidade. Essa semana é especial para nós, principalmente no cenário atual, onde estamos na linha de frente dessa batalha. Espero que possamos em breve comemorar com vitória”, diz, se referindo à luta contra o Covid19.

A enfermeira explica que, durante essa pandemia, continua as suas atividades, em home office e em atendimentos presenciais. O acompanhamento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) das empresas está sendo feito remotamente. A enfermagem orienta as empresas em tudo que ela necessita sobre saúde ocupacional, desde informações até agendamento de exames complementares e ASOs.

“Nosso atendimento presencial está sendo feito para realização de triagem e testagem rápida para COVID-19, onde a enfermeira realiza uma entrevista – que chamamos de anamnese – ao funcionário da empresa, momento em que são colhidas informações pessoais e de saúde dos funcionários; em seguida, ele é encaminhado para realização do teste rápido, e receberá o resultado em 10 minutos. Vale ressaltar que essa equipe atende com toda precaução necessária, usando todos os devidos EPIs e que passamos toda informação e segurança que o funcionário da Indústria precisa nesse momento”, detalha Cynthia.

Ela enfatiza também o trabalho do SESI. “Aqui, a enfermeira do trabalho atua diretamente nas empresas, em diversas atividades que dizem respeito à Saúde Ocupacional, como o acompanhamento do PCMSO, onde realizamos visitas a cada quatro meses às empresas, que contratam o serviço para acompanharmos o desenvolvimento de todos os itens do programa”, diz.

Os serviços realizados pela enfermeira do trabalho no SESI são verificação da maleta de primeiro socorros, acompanhamento da realização dos exames complementares e ASOs, realização de ginástica laboral nas empresas, estudo do índice e causa de absenteísmo, ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho e realização de palestras solicitadas no documento.

“Realizamos ainda ações de saúde nas empresas, como exames de mama e palestras relacionadas ao tema no Outubro Rosa, palestras no Novembro Azul e outras palestras solicitadas pelas empresas. E acompanhamento da renovação dos documentos legais, suporte e orientações necessárias às empresas”, informa.

Além dessas atividades, Cynthia enfatiza que a equipe de enfermagem do SESI no Rio Grande do Norte passa por constantes treinamentos e capacitações, para aprimoramentos profissionais.

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN

Edição Dodora Guedes, Gerente de Comunicação do Sistema FIERN