SESI-RN forma 94 alunos do projeto ViraVida

9/12/2019   22h22

Noventa e quatro jovens concluíram, na noite desta terça-feira (9), um ciclo importante em suas vidas pessoais e profissionais. São os alunos da 8ª turma do Projeto ViraVida, que receberam os certificados de conclusão do curso, em solenidade realizada no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria. A cerimônia teve participação do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, do diretor da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representando a presidência da FIERN.

O Projeto Vira Vida inclui um amplo processo de intervenções “psicossocioeducativas com foco no desenvolvimento humano, com atendimento social, acompanhamento pedagógico e educação básica visando à formação profissional a elevação da escolaridade, com ênfase na inserção socioprodutiva”.

A trajetória dos alunos foi lembrada nas palavras da estudante Ieolá Indrig dos Santos Costa, oradora representando a Ong Casa do Menor Trabalhador. Ela destacou três palavras para definir o processo de aprendizagem e conquista dos formandos. “A primeira é atitude, necessária para atingir os objetivos; seguida da palavra motivação, essencial para a carreira e comum aos empreendedores; e por último, renovo, palavra-chave para as nossas conquistas”, frisou a aluna.

A formanda Emilly Vitória Maia da Silva, oradora pela Ong Lar Fabiano de Cristo, também fez um discurso em que agradeceu ao SESI, professores, Ongs e aos colegas e enfatizou a importância do projeto para os jovens. “O ViraVida me ensinou mais do que uma profissão, me ensinou ir além. Mudou muito a minha e a de todos os que estão se formando nesta noite”, ressaltou.

Nesta nova etapa, foi dada continuidade à parceria com a ONG Lar Fabiano de Cristo (Felipe Camarão) e firmada uma nova parceria com a Casa do Menor Trabalhador (Alecrim) para a formação profissional na modalidade de jovem aprendiz para os alunos do Vira Vida, no espaço físico desta ONG.

O diretor da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior destacou o poder transformador do projeto na vida de jovens, por meio da educação e formação social passada pelo SESI. “Acredito nessa transformação de vidas, como sugere o nome do projeto. Uma metamorfose em que o SESI tem um papel importante na educação e criação de mecanismos para formar grandes profissionais. Acreditemos na mudança. É revigorante ver a juventude querendo mudar o mundo”, disse o diretor.

Nesta etapa, iniciada em janeiro de 2019, foram inseridos 100 jovens, na faixa etária 16 a 21 anos, dos quais 94 recebem agora os certificados. Destes, lembra o Gilson Medeiros da Costa, coordenador do ViraVida no Rio Grande do Norte, 56 estão inseridos no mercado de trabalho.  Ele destacou também a importância da parceria com as ONGs e o papel de articulador em rede, desempenhado pelo SESI, para levar formação e garantir que os estudantes consigam ser empregados.

“O trabalho que desempenhamos vai além da formação profissional, colabora para o desenvolvimento humano, resgate da autoestima. Formamos para o mercado de trabalho, mas não apenas para se inserir, mas para permanecerem nessas vagas de trabalho. Temos uma alta inserção socioprodutiva dos alunos mesmo antes do término dessa etapa”, destacou Gilson.  A empregabilidade do projeto é de 60%.

O projeto contou ainda com participação da empresa Água Mineral Santa Maria, com apoio aos alunos do Vira Vida, por meio da oferta do curso de Informática Básica do SESI-DR/RN. Foram promovidas visitas a empresas com a finalidade dos alunos observarem, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula, além de visitas a parques, cinemas, pontos turísticos da cidade, com o intuito de aumentar o repertório cultural dos jovens.

Também participaram da solenidade, o diretor de Operações do SESI, Gontran Costa de Azevedo e a gerente de Educação do SESI, Ana Karenina da Luz Medina, professores do projeto e representantes das ONGs.