SESI-RN inaugura Indústria do Conhecimento na cidade de Apodi/RN

19/01/2019   19h15

 

O SESI-RN inaugurou sexta-feira (18), a Indústria do Conhecimento na cidade de Apodi/RN. A solenidade contou com as presenças do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, do prefeito de Apodi, Alan Jefferson da Silveira Pinto e diversas autoridades locais e da região. Amaro Sales realçou a importância da educação para o país. “Não imagino transformar o Brasil sem começar pela educação, e é por isso que o Sistema FIERN investe em projetos como este. Apodi agora conta com mais um espaço para o saber e o conhecimento”, disse.

 

 

A biblioteca leva o nome “Indústria do Conhecimento Doutora Marise Maia Holanda de Melo”, médica e educadora, in-memoriam, de amplo trabalho prestado ao município de Apodi, e esposa  do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo. Esta é a 28ª Indústria do Conhecimento aberta pelo Sistema FIERN no Rio Grande do Norte. Pedro Terceiro agradeceu a homenagem prestada a doutora Marise Maia. “Todos de nossa família nos sentimos honrados com esta homenagem para Marise que foi uma filha do conhecimento, uma mãe do conhecimento e uma médica do conhecimento”, afirmou.

 

 

A primeira Indústria do Conhecimento do RN foi inaugurada na empresa Coteminas. Desde então, foram entregues, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras, unidades deste programa nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Martins, Macau, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, São Gonçalo do Amarante, Campo Grande, Santo Antônio, Almino Afonso, Acari, São José do Seridó, Jundiá, Caicó, São João do Sabugi, Taipu Natal/Bairro das Rocas, João Câmara, Pedro Avelino, Itajá, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, e Frutuoso Gomes.

 

 

Em nove anos, foram investidos, na instalação dessas unidades, R$ 11 milhões. Na Indústria do Conhecimento que será inaugurada em Frutuoso Gomes, no dia 20, foram investidos R$ 400,5 mil. O prefeito de Apodi destacou o apoio do Sistema FIERN para instalar o equipamento no município. “Nossos parabéns para o Sistema FIERN e o SESI por trazerem este projeto para nossa cidade”, disse.

 

 

As estatísticas do SESI-RN mostram que, entre 2009 e 2018, foram 1.258.380 atendimentos a trabalhadores, dependentes e comunidade na Indústria do Conhecimento, no Rio Grande do Norte. Entre janeiro a dezembro de 2018, foram 320.337 atendimentos.

 

 

Nos locais onde funciona o programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidos projetos pedagógicos como Maleta Fantástica, Poesia a Gosto na Praça, Tarde Literária, Trabalhando as Diferenças e Alimentação Saudável. Além disso, há um acordo de cooperação entre o SESI–RN e o SEBRAE/RN para oferecer, nestas instalações, cursos à distância, palestras técnicas e oficinas.

 

 

 

As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, livros, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo, tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso dos trabalhadores das indústrias e das comunidades do entorno à informação e ao conhecimento.

 

 

Participaram da cerimônia de inauguração:

 

Amaro Sales de Araújo – Presidente do Sistema FIERN
Pedro Terceiro de Melo – Vice-presidente da FIERN
Francisco Souto Filho – SIESAL
Maria da Conceição Tavares – Diretora da FIERN
Roberto Serquiz – Diretor da FIERN
Dalton Cunha Filho – SINDLEITE
Ivanaldo Maia – SINDIPAN/RN
Carlos Vinicius A. Lima – SINGRAF
Jorge Ricardo do Rosário – Diretor FIERN
Alvaro Anídio – Diretor FIERN
Juliano Martins – Superintendente do SESI/RN
Alan Jefferson da Silveira Pinto – Prefeito de Apodi
Hortência Morais de Medeiros – Vice-Prefeita de Apodi
Elmo Alves Torres – Secretário de Educação – Apodi
Frnacisco das Chagas Rocha – Pároco da Igreja de N. S. da Conceição
Francisco Flávio de carvalho – Vice-Presidente da CDL/Apodi
Emerson Medeiros – Assessor de Cultura da P. M. de Apodi
Francisco Janilson de Carvalho – Maestro da Banda de Música “Antônio de Pádua Leite”
Marcelo Toscano – Diretor de Operações do SEBRAE/RN
Nilson Brasil – Empresário
João Vidal – Gerente do Escritório Regional Oeste do SEBRAE/RN, em Mossoró.
Franciel Monte – Gerente do Escritório Médio Oeste do SEBRAE/RN, em Apodi
Maria Gorete da Silva – Coordenadora de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Educação da P. M. de Mossoró (Representante da Prefeita de Mossoró)
Ivone Negreiros Paulino – Coordenadora da Indústria do Conhecimento de Mossoro.
Angelo Suassuna – Vereador em Apodi
Costinha Costa – Vereador em Apodi
Júnior Souza – Vereador em Apodi
Ronaldo pacoal – Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra
Ubiraci Pascoal – Vereador em Felipe Guerra
Gorete Silveira – Ex-Prefeita de Apodi
Dionisio de Apodi – Poeta
Emerson Batista da Cunha – Diretor do SENAI/RN
Denilson Santana – Gerente do CAT Expedito Amorim – Mossoró
Ana Karenina da Luz Medina – Gerente de Educação do SESI/RN
Francisco Moreira Maia – Diretor do CET Italo Bologna – SENAI-Mossoró
Lucas Paiva – Gerente do IEL, em Mossoró