SESI-RN intensifica atendimento sobre Programa de Gestão de Risco e o e-Social na Semana da Indústria

23/05/2022   17h57

 

O Programa de Gestão de Risco e o e-Social são temas a respeito dos quais a engenheira em segurança do trabalho, Eloísa Pereira Tavares, tem informado os interessados que comparecem, ao longo desta semana, no CAT Natal, a Central de Atividades do Serviço Social da Indústria, ao lado do SESI Clínica, em Lagoa Nova. Trata-se de uma das iniciativas da programação da Semana da Indústria, que começou nesta segunda-feira (23).

 

Ela explica que o PGR visa identificar os possíveis riscos no ambiente de trabalho e, a partir também, propor estratégias de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O PGR, informa, é formado por, no mínimo, “inventário de risco e plano de ação”.

 

Eloísa Tavares lembra também que o PGR passou a vigorar em 3 de janeiro de 2022, em substituição ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). “Estão dispensadas do PGR, pela legislação em vigor, apenas os Micros Empreendedores Individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte que não tiverem risco físico, químico e biológico”.

 

No atendimento que está disponível no CAT Natal, até a próxima sexta-feira (27), ao lado do agente de Mercado, a engenheira também presta esclarecimentos sobre o impacto do e-Social em Segurança no Trabalho e os serviços que o SESI disponibiliza nesta área.

 

“O e-Social unificou o envio de informações de empregadores aos órgãos do Governo que lidam com Previdência e Obrigações Fiscais e Trabalhistas”, explica. Em termos de SST, é preciso fazer monitoramento da saúde do trabalho; se houver, a comunicação de acidente de trabalho, de afastamento temporário, e das informações de condições ambientais de trabalho. O SESI tem as soluções para o envio desses eventos.

 

 

Programação

9h e 14h – 23 a 27/05, no CAT NATAL

Palestra: “Entendendo o Programa de Gerenciamento de Riscos NR01” com Eloísa Pereira Tavares, engenheira de Produção e de Segurança do trabalho.

 

10h30 e 15h30 – 23 a 27/05, no CAT NATAL

Palestra: e-Social e seu impacto no SST* com Eloísa Pereira Tavares, engenheira de Produção e de Segurança do trabalho