SESI-RN oferece portfólio de serviços em saúde e segurança no trabalho para empresas

13/08/2021   11h58

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) oferece um portfólio de serviços voltados para as áreas de segurança e saúde no trabalho destinado a empresas. Os programas legais de saúde e segurança são: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); e Programa de Conservação Auditiva (PCA). Empresas interessadas podem solicitar uma visita dos técnicos para avaliação.

De acordo com a gerente de SSI do SESI-RN, Regina Vasconcelos Barbosa, investir em programas de segurança e saúde no trabalho permite o aumento significativo da produtividade e a redução de gastos com acidentes, doenças, absenteísmo e assistência à saúde. “Locais seguros e saudáveis oferecem aos trabalhadores condições adequadas para a realização diária de tarefas e, dessa forma, contribuem para o aumento da receita das empresas”, afirma.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) permite a Identificação de perigos, avaliação e classificação de riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, condições ergonômicas e de acidentes) e elaboração de um plano de ação para a empresa. Deverá ser efetuado, sempre que necessário, e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) está diretamente relacionado à promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores no exercício de suas funções. Ele visa realizar uma minuciosa e individual avaliação médica ocupacional dos trabalhadores diretamente relacionada às suas condições de trabalho.

Já o Programa de Conservação Auditiva (PCA) é voltado ao atendimento dos trabalhadores expostos a níveis de ruído que legalmente precisam de ações de prevenção de perdas auditivas. Para o funcionário o PCA apresenta considerável importância na prevenção de distúrbios auditivos, na manutenção da sua audição e melhoria da qualidade de vida. Para o empregador, o PCA atua na prevenção da perda auditiva profissional de seus empregados, no aumento da produtividade, na diminuição do absenteísmo, na consequente redução do custo com despesas médicas, acidentes de trabalho e treinamentos e na redução de ações trabalhistas relacionadas a perdas auditivas ocupacionais.

Empresas que desejem agendar contatos para agendamento de visita dos técnicos do SESI-RN, podem fazer contato nos seguintes números Natal (84) 3220-6353; Mossoró e Assú (84) 3204-6353. Mais informações no site rn.sesi.org.br.

JoLopesBr - revisão Criz Vidal