SESI-RN oferece Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para empresas potiguares

27/01/2022   15h56

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) oferece para as empresas industriais do estado o Programa de Gerenciamento de Riscos. O PGR é um certificado que define uma política e as diretrizes para um sistema de gestão dos riscos ocupacionais no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), associados ao ambiente de trabalho.

A gerente executiva de SSI do SESI-RN, Regina Lúcia Vasconcelos Barbosa, explica que o programa é um novo modelo de gestão de riscos, uma mudança cultural. “O PGR ao ser implementado irá impactar no modo de pensar, planejar e agir das empresas. É uma ferramenta de Gestão em Segurança do Trabalho ativa e periódica dos riscos ocupacionais com a adoção das medidas propostas no plano de ação”, afirma.

Regina Vasconcelos explica que o objetivo do serviço é reconhecer e avaliar os riscos existentes no ambiente laboral de forma a consolidar as informações por meio de ações permanentes para prover uma sistemática voltada ao estabelecimento de metas e requisitos, contendo orientações gerais de gestão em SST, com vistas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho e foco na melhoria contínua do desempenho em segurança e saúde no trabalho de modo a minimizar danos à saúde e à integridade física do trabalhador.

Para isso, é realizada uma visita técnica por profissional de segurança do trabalho (engenheiro de Segurança do Trabalho ou técnico de Segurança do Trabalho) às instalações da empresa com o objetivo de identificar e mapear os perigos existentes nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da empresa.

“Entre os resultados esperados estão a elaboração de inventário de riscos que consiste na identificação, classificação e graduação dos agentes de riscos ambientais para gerar um mapeamento dos fatores físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes presentes no ambiente de trabalho”, explica a gerente.

Além disso, é elaborado um plano de ação a ser seguido pela empresa cujo objetivo é a consolidação de todas as informações. “O plano é consolidado por meio de ações permanentes a fim de propor medidas de forma planejada e ordenada para controlar, eliminar ou minimizar os riscos listados no inventário, traçando metas ordenadas e em consonância com demais programas e laudos previstos nas Normas Regulamentadoras”, observa. As normas devem ser gerenciadas de forma contínua durante o período de 24 meses, considerado vigência do documento.

O serviço é voltado para organizações e órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela CLT.

Serviço
Os interessados podem solicitar o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR por meio do Portal de Solicitações de Serviços para a Indústria do SESI, no link abaixo: https://www.rn.sesi.org.br/ferramenta-da-solicitacoes/