SESI-RN promove Mês de Conscientização sobre Riscos Químicos

15/02/2024   15h57

 

Durante o mês de fevereiro, o Serviço Social da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (SESI-RN) está conduzindo a campanha ‘Conscientização dos Riscos Químicos’, voltada para empresas industriais que utilizam agentes químicos em seus processos produtivos. A iniciativa abrange o contato direto com as empresas, a avaliação de riscos, a realização de palestras informativas e a oferta de soluções quando necessário.

 

Segundo Fabiano Camilo, engenheiro de Segurança no Trabalho e Responsável Técnico da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI-RN, a campanha abordando os agentes químicos está sendo realizada, neste mês, com ciclo de palestras.

 

“Estamos compartilhando conhecimento com as empresas, sempre priorizando a proteção de seus funcionários. Essa campanha não se destina apenas aos clientes, mas também a qualquer empresa que deseje proteger seus colaboradores. O SESI-RN está à disposição para auxiliar todas as empresas nesse sentido”, destaca o responsável técnico de SST do SESI-RN. “Estamos oferecendo palestras gratuitas às empresas com o objetivo de fornecer informações essenciais sobre a proteção dos colaboradores em relação aos riscos químicos. Começamos em fevereiro, mas planejamos diferentes ações para as empresas a cada mês, sempre visando a segurança dos funcionários”, acrescenta.

 

Fabiano destaca que a ação é direcionada para empresas que lidam com colas, tintas, desinfetantes, biocidas, plastificantes, silicone, fogos de artifício, óleos lubrificantes, entre outros produtos químicos.

 

“Analisamos a situação de cada empresa e fornecemos orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como placas de advertência, extintores de incêndio, lava-olhos, chuveiros de segurança, entre outros, visando proteger todas as pessoas que trabalham na empresa”, diz.

 

Antes do início da campanha, a equipe de SST realizou um levantamento das empresas que apresentam riscos químicos e os técnicos visitaram essas empresas para conduzir a campanha e fornecer informações importantes sobre prevenção de acidentes. A campanha inclui material de palestras com apresentação de riscos e orientações sobre medidas de proteção.

 

Em relação aos equipamentos de proteção a serem utilizados, Fabiano destaca a importância de avaliar cada caso individualmente para recomendar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para cada empresa. “A campanha inclui orientação do uso dos EPI’s como respiradores, luvas de proteção química, óculos de proteção e vestimentas adequadas”, explica.

 

Empresas que ainda não têm parceria com o SESI-RN podem entrar em contato com os Agentes de Mercado do Sistema FIERN, que encaminharão a demanda para a equipe de SST, que trabalhará na busca de soluções. Mais informações estão disponíveis no link: https://www.rn.sesi.org.br/programas-legais/

 

Utilização de produtos químicos na economia
De acordo com o engenheiro de Segurança no Trabalho, Fabiano Camilo, a produção e utilização de produtos químicos desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento econômico de todos os países. Esses produtos impactam as vidas humanas de maneira direta ou indireta, pois são essenciais para nossa alimentação (agricultura), saúde (produtos farmacêuticos) e bem-estar (eletrodomésticos, combustíveis, entre outros).

 

“O primeiro passo para garantir o uso seguro de produtos químicos é identificar os perigos para a saúde, o ambiente e os métodos de controle associados a cada substância”, diz o responsável técnico de SST do SESI-RN.

 

No Brasil, toda atividade que envolva produtos químicos está regulamentada pelo Decreto 2657, de 03 de julho de 1997, e é sujeita ao controle do Exército no uso de Materiais Perigosos.

 

Manuseio dos produtos químicos
As pessoas que lidam com produtos químicos devem ser devidamente treinadas, estar cientes dos riscos conforme descritos nas Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para cada produto.

 

Segundo o responsável técnico de SST do SESI-RN, é responsabilidade das áreas que utilizam produtos químicos realizar a etiquetagem, rotulagem e sinalização adequadas desses produtos e de seus locais de armazenamento. “Além disso, devem manter as FISPQ/MSDS (Fichas de Informação de Segurança de Materiais) nesses locais e garantir que os funcionários sejam treinados e familiarizados com as MSDS (Em alguns países, essa ficha é chamada de Material Safety Data Sheet – MSDS) de cada produto”, acrescenta Fabiano.

 

Ele reforça que as FISPQ/MSDS devem estar facilmente acessíveis na área de armazenamento dos produtos químicos.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS
Classe 1 – Explosivos
Classe 2 – Gases
Classe 3 – Líquidos Inflamáveis
Classe 4 – Sólidos Inflamáveis
Classe 5 – Substâncias oxidantes e Peróxidos Orgânicos
Classe 6 – Substâncias tóxicas e infectantes
Classe 7 – Radioativas
Classe 8 – Corrosivas
Classe 9 – Substâncias perigosas diversas

 

 

Texto e fotos Jô Lopes – jornalista Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos – jornalista chefe de redação Sistema FIERN