SESI-RN realiza pesquisa sobre retorno às aulas com pais e responsáveis de alunos

25/08/2020   12h14

 

A Rede Escolar do SESI/RN divulgou, nesta terça-feira (25), pesquisa realizada com os pais de alunos sobre o retorno às aulas, quando este for liberado por decreto governamental. O levantamento foi realizado, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, pela Unidade de Educação do SESI/RN, por meio da plataforma online Forms, e ouviu 415 pais e responsáveis de alunos de escolas da rede localizadas em Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Macau. As aulas estão suspensas desde março, quando o Decreto do Governo do Estado determinou a paralisação das atividades presenciais e o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

 

 

A pesquisa mostra que 80,6% dos entrevistados consideram seguro o envio das crianças à escola apenas em 2021, enquanto 11,1% responderam em setembro; 75% responderam que não enviariam os filhos caso as aulas retornem no mês de setembro e 25%, que sim. Questionados sobre os protocolos de biossegurança para retorno as aulas, 97,8% afirmaram estar dispostos a cumprir todas as normas de segurança estabelecidas para preservação da saúde dos alunos e colaboradores; 99,8% têm consciência de que não podem enviar os alunos à escola, em caso de sintomas de gripe.

 

 

A sondagem também levantou a ocorrência de casos de Covid-19 entre as famílias dos estudantes: em 72,2% das famílias não houve contágio da Covid-19, comprovado por exames; 89,9% não perderam entes queridos vítimas da doença. Em 78,5% dos lares ocorre o convívio de alunos com familiares do grupo de risco; e 25,8% dos alunos fazem parte do grupo considerado de risco da Covid-19.

 

 

O objetivo da pesquisa, explica a gerente de Educação do SESI/RN, Ana Karenina Medina, é de quantificar quantos alunos voltariam presencialmente a sala de aula, para que, com base nos dados, proceder a organização dos planos de ensino e dos ambientes da escola, bem como a tomada de decisão superior. Ela lembra ainda que o retorno acontecerá mediante autorização por meio de decreto governamental.

 

 

O SESI-RN adotou protocolos com os cuidados que deverão ser observados quando a retomada das atividades presenciais for autorizada. As diretrizes seguem as recomendações e melhores práticas de órgãos internacionais e nacionais para orientar a volta segura às atividades educacionais, além de reforçarem a necessidade de se seguir as normas das autoridades sanitárias do município e Estado.

 

 

Entre as medidas previstas nos protocolos estão a medição de temperatura e rápida entrevista para identificação de possíveis sintomas da COVID-19 com estudantes e colaboradores para acesso à escola, além de limpeza de sapatos/tênis através de álcool, o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, que será disponibilizado à entrada e dentro das salas de aula, o distanciamento mínimo de 2 metros entre os alunos, ventilação e desinfecção dos ambientes e higienização de material de uso coletivo, entre outros pontos.

 

 

As aulas online serão mantidas como forma de reduzir o número de alunos em sala de aula, havendo a disponibilização da transmissão da aula, de forma online, para alunos em grupo de risco da Covid-19.

 

 

 

CONQUISTAS

Durante o período de pandemia, as atividades de ensino e aprendizagem foram mantidas em toda Rede SESI Escola, por meio de aulas online e de participação em eventos e torneios também de maneira remota. É o que mostra o relatório divulgado nesta terça-feira (25/08) pela SESI Escola. No Desafio COVID de Robótica, seis equipes de alunos do SESI-RN foram selecionadas para a segunda fase.

 

 

O torneio incentiva a criatividade dos jovens e, ao mesmo tempo, auxilia no combate ao novo coronavírus. Ao todo, 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase devido a empates técnicos. Agora, os jovens vão detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social. Na etapa final sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral e, ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social.

 

 

Além disso, o aluno Dailton Lima dos Santos Júnior, da 3º série do Ensino Médio, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante/RN, foi medalha de Bronze na terceira fase da Sapientia – Olimpíada do Futuro. A Sapientia aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo. Os conteúdos abordados são pautados pela Agenda 2030 da ONU e enriquecidos pela visão de pensadores do século 21. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta.

 

 

Dentro da programação de atividades remotas, o SESI-RN vai promover, nos dias 11 e 12 e de 14 a 19 de setembro, a Mostra Artístico-Cultural (MAC-SESI/RN). Entre as atrações já confirmadas, está o cantor e compositor Oswaldo Montenegro.