SESI-SENAI realizam formatura da turma do Novo Ensino Médio com Formação Técnico Profissional

23/03/2022   21h55

 

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) realizou, na noite de quarta-feira (23), a formatura da turma do Novo Ensino Médio com Formação Técnico Profissional 2021.2. A solenidade aconteceu no auditório da SESI Escola São Gonçalo do Amarante. O diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, representou a presidência do Sistema FIERN na ocasião.

 

Participaram do evento o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; e o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis e do Instituto SENAI de Inovação, Rodrigo Diniz de Mello. A noite teve como alunos oradores Eduardo Augusto Seabra e Marialice de Assis Gomes.

 

O diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, destacou aos alunos, em seu discurso, que o conhecimento deve ser contínuo. “Fico feliz em condecorar a primeira turma no novo modelo educacional do sistema FIERN, SENAI, SESI e CTGÁS, que agora estão irmanados num processo transformador onde o aluno conclui o ensino médio regular com o técnico ou profissionalizante. Em nome do presidente Amaro Sales, parabenizo formandos, diretores, professores e familiares por essa conquista. Lembrando que o conhecimento deve ser contínuo. Hoje vocês estão abrindo as portas para o futuro e não esqueçam de que ‘a vitória é a arte de prosseguir’”, disse.

 

 

Já o aluno Eduardo falou das experiências e fez agradecimentos. “Aos nossos coordenadores Lúcia, Alex e Cleia, que nos acompanharam durante estes três anos, nosso mais sincero agradecimento, pelas conversas, pelas puxadas de orelha, e, principalmente, pelo apoio dado aos alunos. Sydia, Sydia, você sabe que você é muito especial para nós, não sabe? Muito obrigado por esses três anos. A você, Karenine, não tenho palavras para dizer o quanto somos gratos, por sempre entender o nosso lado e por sempre estar com a gente. Obrigado a você e aos demais gestores do SESI por nos proporcionar ser a turma piloto do Novo Ensino Médio no RN. Aos nossos professores memoráveis Dimas e Silvano, muito obrigado por tudo! Vocês foram essenciais na nossa jornada dentro do Senai”, destaca o aluno.

 

A formanda Marialice também agradeceu a todos aqueles que se disponibilizaram para participar da formatura. “Estou muito honrada em poder ser a oradora das turmas de redes de computadores e eletrotécnica, duas turmas que com certeza marcaram história no SESI/SENAI. Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Fomos uma experiência com relação ao novo ensino médio, para sermos os protagonistas da nossa vida. Agora olhando para trás, para o início de tudo e para onde estamos agora, consigo afirmar que cumprimos o objetivo. Ao longo desses 3 anos na escola convivemos com muitas pessoas. Professores e colegas vieram e se foram e deles levamos apenas boas lembranças conosco”, disse, emocionada.

 

 

Foram paraninfos na formatura os professores Silvano Márcio Munay Dantas (SENAI) e José Rodrigues da Silva Filho (SESI). O juramento foi feito pelo aluno Matheus Henrique Medeiros Crisóstomo. Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem póstuma à aluna Ludmylla de Barros da Silva, falecida em 2021, que emocionou a todos os presentes. O superintendente do SESI, Juliano Martins entregou à mãe de Ludmylla um buquê de rosas e uma aluna se dirigiu ao palco com uma estrela que também foi entregue à dona Rita Barros.

 

Novo Ensino Médio com formação técnico e profissional

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte iniciou em 2019 a oferta do Novo Ensino Médio com formação técnico e profissional pelas escolas do SESI e do SENAI, composto pela Lei 13.415/2017, LDB e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), destacando os seguintes objetivos: Desenvolver alternativas flexíveis de ensino médio articulado à formação técnica e profissional; educar para o desenvolvimento humano, na perspectiva da formação integral e da autonomia; promover a sintonia entre escola e mundo do trabalho; estabelecer um compromisso com a cidadania e a inclusão; e desenvolver competências para a sociedade do século XXI.