Setor da panificação comemora o Dia Mundial do Pão na Casa da Indústria

16/10/2018   15h42

 

O Dia Mundial do Pão foi marcado por uma programação na Casa da Indústria, durante a qual houve uma exposição do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, sobre sua trajetória empresarial no setor e uma palestra da professora da Universidade de São Paulo, nutricionista Roberta Cassani.

 

Coube aos presidentes da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria (AIPAN/RN), Eliezer Varela, e do Sindicato da Indústria de Panificação (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, a abertura do evento e destacar o desenvolvimento do segmento, que gera mais de 700 mil empregos, nas 63,2 mil panificadoras em atividade no país.

 

Amaro Sales narrou a atuação no setor desde 1976, quando recebeu do pai, Virgílio Urbano de Araújo, a missão de, com alguns irmãos, assumir a condução da padaria Estrela Dalva, nas Rocas, onde já trabalhava há oito anos. “Ele disse: Tome a chave, tome conta e dê conta”, lembrou o empresário.

 

Presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, fez explanação sobre sua trajetória profissional

 

Com isso, iniciou uma trajetória de 50 anos em um ramo que evoluiu e teve várias mudanças de configurações. Amaro Sales citou o desenvolvimento do negócio que o levou a empreender também com uma distribuidora de produtos para panificação e posteriormente em outro empreendimento com produtos congelados.

 

 

Durante o evento para comemoração do Dia Mundial do Pão, Amaro Sales narrou a trajetória nas entidades representativas da indústria. Ele foi presidente do SINDIPAN-RN por três mandatos, entre 1995 e 2004. Também presidiu a AIPAN/RN e, em vários períodos, integrou a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP). Em 1999, passou a integrar a diretoria da FIERN.

 

Amaro Sales lembrou a atuação como vice-presidente da FIERN, que passou a presidir a partir de 2011, sendo reconduzido em duas ocasiões. Atual diretor secretário da Confederação Nacional da Indústria e presidente do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa da CNI e da Associação Nordeste Forte – que reúne as Federações estaduais – ele ainda destacou, durante a palestra, a importância da atuação nas entidades empresariais.

 

Presidente da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria (AIPAN/RN), Eliezer Varela

 

A programação do Dia do Pão na Casa da Indústria foi antecedida de uma série de eventos como palestras em escolas e aula de fabricação de pães artesanais e rústicos, ministrada pelo professor Jeziel Costa, especialista em panificação e gastrônomo da M Dias Branco, e um evento no Parque das Dunas, no Centro Clóvis Motta, do SENAI.

 

Presidente do Sindicato da Indústria de Panificação (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia

 

“Essas ações estimulam o aprendizado e qualificam os nossos funcionários, tanto no setor da produção, quanto no que se refere ao atendimento”, destacou Ivanaldo Maia, presidente do SINDIPAN. “O pão é o nosso principal produto e faz parte de uma cadeia econômica muito importante para o nosso estado e país. Essa indústria gera muitos empregos, renda e impostos, precisamos lembrar sempre do pão como um bom negócio”, acrescentou Ivanaldo Maia.