Setor produtivo e Codern tratam de melhorias para o Porto de Natal

29/03/2022   17h32

Diretores da FIERN, representantes do setor produtivo do estado e da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) reuniram-se, nesta terça-feira (29), na sede da Federação das Indústrias – FIERN, em Natal, para tratar sobre investimentos, melhorias e medidas de curto, médio e longo prazos, que podem ser adotadas para aumentar a movimentação no Porto de Natal.

O vice-presidente da FIERN, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, explicou que o encontro foi muito produtivo em virtude da diversidade do quórum participante. “Há aqui a representação de todo o processo portuário, desde o homem que vai assumir, os empresários e os trabalhadores. Foram elencadas as dificuldades que estão sendo geradas, principalmente pela pandemia e também pela guerra, mas o porto tem que dar a volta por cima”, disse.

O empresário do setor pesqueiro e presidente do Sindipesca/RN, Gabriel Calzavara, avaliou esta primeira mobilização como muito positiva. E destacou alguns dos pontos que foram discutidos na reunião. “O pensamento é fazer com que a questão do porto assuma a dimensão que a economia do Rio Grande do Norte e do Nordeste precisa. Isso significa mais espaço para container, principalmente no período de entressafra da fruta; atrair mais investidores, para isso precisamos de mais espaço, abrir a navegação para equipamentos mais modernos”, exemplificou.

Para o diretor da Codern, Ulisses Danilo Silva Almeida, “não se tem como pensar no desenvolvimento do Rio Grande do Norte sem olhar para o Porto de Natal. E isso precisa ser de forma conjunta, envolvendo os entes públicos e o setor privado, para que possamos aumentar as atividades desse equipamento que tem capacidade de atender a novas demandas de mercado e atrair novos clientes”.

Também participaram da reunião o futuro presidente da Codern, Carlos Eduardo da Costa Almeida, o diretor da Codern, Francisco Mont’Alverne Pires, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), Fábio Queiroga, o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, o empresário Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa), o representante da Progeco (Operador Portuário), Sérgio Henrique, e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Faern, Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Sindicatos dos Arrumadores, Conferentes e Estivadores.

MAIS RN destaca Porto de Natal

O Porto de Natal é um dos itens que compõem a Agenda Propositiva apresentada pela FIERN, através do MAIS RN, apontado como um dos pontos determinantes para a economia e o desenvolvimento do estado.

O gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, explicou que a reunião de hoje está focada em uma agenda prioritária para 2022, com questões de curto prazo, como o destino adequado para containers vazios e aumento do espaço e retroárea do porto; de médio prazo, com ideia de um porto seco e um hub de logística portuária e obras de infraestrutura; e de longo prazo, a dragagem.

“Todas as ações exigem esforços conjuntos dos entes públicos e privados, bem como um diálogo permanente com as empresas exportadoras, especialmente de frutas, minério e peixes”, explicou Pedro Albuquerque.

Clique aqui e confira a íntegra da Agenda Propositiva

O gerente também destacou algumas políticas públicas lançadas pelo governo federal que poderão beneficiar o setor, como o “BR do Mar”, que estimula a navegação de cabotagem – navegações de curta distância – e o uso de portos menores, como é o caso de Natal.

Histórico

No final de 2021, após uma visita do presidente da FIERN, Amaro Sales, ao Porto de Natal, formou-se um grupo técnico composto pelas federações FIERN, Fetronor, Faern e Fecomercio. A reunião de hoje é resultado deste trabalho.