Sílvio Torquato assume comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico

1/04/2022   16h29

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Sílvio Torquato Fernandes, é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte. Sua nomeação pela governadora Fátima Bezerra foi publicada hoje, no Diário Oficial do Estado. A solenidade de posse no cargo será na próxima segunda-feira (04), às 11h30, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.

Nos últimos três anos e três meses, Torquato vinha exercendo a função de secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e agora assume o cargo de secretário diante da saída de Jaime Calado, que se despediu da pasta ontem para concorrer às eleições deste ano.

Para Sílvio Torquato, ele assume a função no momento em que o governo imprime uma nova mentalidade na relação com os setores produtivos, e o bom relacionamento da gestão com as classes empresariais é visível para todos. “É visível esse bom relacionamento, que tem o reconhecimento dos empresários. Estou assumindo para dar continuidade a esse trabalho que vinha sendo feito ao lado de Jaime Calado e sob o comando da governadora Fátima, com a certeza de que novos desafios nos esperam para o desenvolvimento econômico do RN”, disse.

A nomeação de Silvio Torquato foi publicada hoje (01), no Diário Oficial. Foto: Divulgação/SEDEC

“Desde o primeiro momento em que a governadora me convidou para fazer parte do seu governo, me senti na obrigação e no dever de, com ela, construir novos caminhos para o desenvolvimento do RN”, disse o novo secretário. “Junto com Jaime Calado, nesses três anos e três meses percorri todos os caminhos para o melhor relacionamento com a classe empresarial do RN. Diversas reuniões aconteceram em que nos norteamos tendo como bússola o documento para o desenvolvimento potiguar elaborado pela FIERN por meio do MAIS RN, do qual muito me orgulho de ter participado, desde o primeiro momento, de sua elaboração”, ressaltou.

Empresário, natural do município de Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar, Sílvio Torquato Fernandes estudou na juventude em Natal, no Colégio Salesiano e no Atheneu, e ingressou no curso de Economia em 1973, na Universidade Estadual (UERN), em Mossoró (RN).

Na carreira pública, trabalhou no Banco do Nordeste, como estagiário, onde dirigiu o Programa de Apoio às Exportações do Rio Grande do Norte e também como delegado regional na Superintendência Nacional da Marinha Mercante. Atuou nas empresas Multipack Embalagens, como diretor; na Rádio Centenária de Caraúbas, como diretor cotista; na Ultramaq, revendedora de Tratores Massey Ferguson; na Jessé Freire Agro, revendedora de Tratores Massey Ferguson; na Guarauto; revendedores de caminhões Fiat diesel; na Alimenta, boutique de carnes e alimentação industrial; e na Acauã Veículos, revendedora Ford no RN.

Participou do Conselho de Administração da Companhia Potiguar de Gás (Potigás); do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN); do Conselho da Qualipan – controle de qualidade de pães; do Conselho Estadual do Emprego do RN (CESEM); do Conselho Administrativo do da Agência de Fomento do Estado (AGN); e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do RN (CDE).

Atuou como dirigente empresarial na Associação das Empresas dos Polos Industriais do Rio Grande do Norte (Aspim), como presidente; no Sindicato das Indústrias de Sorvetes do RN (SindSorvete), como presidente, vice-presidente e delegado junto à FIERN; sendo atualmente vice-presidente da Federação.