SICRAMIRN apresenta novo projeto Garrafão Padrão para desenvolvimento da qualidade do produto

27/09/2022   17h34

Em uma iniciativa pioneira, o Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN) apresentou nesta terça-feira (27), o projeto Garrafão Padrão, que consiste em uma embalagem de garrafão de vinte litros referenciada, conforme a norma ABNT NBR14222.

A ideia é estabelecer um novo modelo padrão da embalagem de vinte litros. A apresentação do projeto foi na Casa da Indústria e contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Mineração, Instituto de pesos e Medidas do RN (Ipem-RN), Vigilância Sanitária, produtores de garrafão e envasadores de água mineral.

O presidente do SICRAMIRN, Roberto Serquiz, disse que a intenção é criar um padrão único no Rio Grande do Norte para essa embalagem de 20 litros. “Na hora que você tem um padrão, facilita o monitoramento”, declarou.

Ainda segundo Serquiz, que também é diretor 1º tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, esse garrafão traz mais resistência, qualidade e faz com que se crie um ambiente de negócio cada vez mais seguro, saudável e resistente do ponto de vista de longevidade do vasilhame.

Com o Garrafão padrão, o Sindicato quer se direcionar a toda a cadeia produtiva da água mineral do estado (fontes, distribuidores, transportadores, revendedores) e tem por objetivo promover a padronização de requisitos especificados de qualidade dos garrafões 20 litros “PP” (de polipropileno) circulantes no estado.

O 1º tesoureiro do Sindicato, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, espera que haja uma melhor qualidade do produto que é destinado ao mercado. “Uma embalagem mais resistente com o atendimento às normas a gente consegue ter a segurança de uma durabilidade melhor e consequentemente de um produto melhor no mercado”, comentou.

O departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (Nupprar) – em parceria com o SICRAMIRN, é quem está definindo cientificamente os métodos de ensaio e fará o monitoramento dos garrafões.

Os modelos que seguem os parâmetros do projeto Garrafão Padrão estarão identificados com uma marca de destaque em alto-relevo na embalagem – que o diferencia dos demais. A adesão dos fabricantes e indústrias envasadoras ao projeto será formalizada por meio de um Termos de Adesão, sendo o prazo de início de produção das embalagens na data de 01 de novembro de 2022. O objetivo é que gradualmente os produtos que estão no mercado, sejam substituídos pelo modelo referenciado.