SINDIPESCA realiza revisão do planejamento estratégico no âmbito do PDA

29/11/2018   16h38

Construir estratégias e traçar posicionamentos futuros para a construção do planejamento setorial. Nesse contexto, o Sindicato da Indústria da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA/RN) realizou, nesta quinta-feira (29), a revisão do Planejamento Estratégico do setor, uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA 2018). A reunião, com os associados, aconteceu no auditório do primeiro andar da Casa da Indústria.

O planejamento estratégico do sindicato é considerado fundamental para permitir uma abordagem proativa das demandas setoriais. “É uma ação para definir as macros estratégias do sindicato para os próximos quatro anos. Fundamental planejarmos o futuro, num momento de mudança de governo a partir de 2019. Precisamos atuar para influenciar, de maneira objetiva e organizada, na construção de medidas de gestão pública e de políticas públicas para o setor”, afirma o presidente do SINDIPESCA/RN, Gabriel Calzavara.

O consultor Marcos Suassuna explica que este é um trabalho feito em parceria entre Federação e a CNI, no âmbito do PDA, com o objetivo de trazer para o sindicato a profissionalização da gestão. A ideia, segundo ele, consiste em compreender o momento atual para planejar o futuro de forma sustentável. “O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para os Sindicatos, sobretudo nesse novo momento, com a não obrigatoriedade da contribuição sindical, para garantir a sustentabilidade da entidade por meio de ações planejadas, este é um grande desafio”, observa o consultor.

O trabalho será realizado em dois ciclos que compreendem a revisão da identidade organizacional, com definição de objetivos, indicadores e metas, e a priorização dos planos de ação. “Com isto, esperamos defesa dos interesses dos associados de forma estratégica e sistematizada, prestação de serviços, ações setoriais, relacionamento e poder agregar valor para os associados”, afirma Suassuna.

Sobre o PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI.

A ação “Planejamento Estratégico”, no âmbito do PDA, busca apoiar líderes empresariais sindicais, executivos de sindicatos e empresários que participam da vida sindical, na adoção de um conjunto de instrumentos que permita melhor discernir e priorizar as ações estratégicas e gerir sua implementação no sindicato.